Uma infraestrutura cloud hiperescalável para alojar aplicações profissionais críticas
OVHcloud e YetiForce
#1
em relação qualidade/preço
na categoria de CRM segundo Capterra
+ de 12 000
utilizadores finais
em cada instalação da YetiForce
+ de 100
países onde o YetiForce
é utilizado
O contexto
O CRM YetiForce é uma ferramenta avançada que permite às empresas aumentar as suas vendas, realizar operações de marketing e gerir a relação diária com os seus clientes. YetiForce também é o nome da empresa que desenvolveu esta aplicação de código aberto.
Em 2014, a empresa decidiu criar o seu próprio software de CRM. A razão principal? Uma relação de trabalho cada vez mais difícil com os criadores de Vtiger, para quem tinha desenvolvido módulos. As carências do software e a falta de reatividade do editor fizeram com que Błażej Pabiszczak, CEO da YetiForce, entrasse num novo setor.
“Com o open source, cada iteração é melhor que a versão original.
Błażej Pabiszczak, CEO da YetiForce
Enquanto defensor ávido do código aberto, Błażej Pabiszczak decidiu utilizar este modelo para criar o sistema de YetiForce. Desde então, a empresa construiu a sua reputação graças ao seu serviço de apoio ao cliente e a uma integração completa na cloud.
Błażej Pabiszczak conta-nos a suas ideias para continuar a desenvolver o sistema YetiForce. Explica-nos também a razão pela qual a empresa implementou a sua própria cloud privada utilizando os servidores dedicados de alta gama da OVHcloud.
O desafio
Conceber um ambiente de alto desempenho para poder fornecer os sistemas YetiForce às empresas
Visando poder fornecer uma versão alojada do CRM YetiForce, a empresa virou-se primeiro para soluções clássicas como o alojamento partilhado. Os testes iniciais mostraram que estes serviços, capazes de impulsionar a maior parte dos sites sem problemas, não eram adaptados à aplicação YetiForce, cujo volume era dez vezes superior à média.
Como o sistema trata informações de clientes, a YetiForce concede uma grande importância à segurança dos dados. Ao instalar o CRM, mais de 60 parâmetros são verificados. Cada um deles deve respeitar as exigências do sistema para que a operação seja realizada com êxito. Muitas vezes, as soluções de alojamento partilhado falhavam durante esses testes, e poucos permitiam ajustar os parâmetros. Além disso, o sistema requer um protocolo DAV, que raramente é proposto nestas ofertas.
O CRM avançado YetiForce, que inclui mais de 800 tabelas de bases de dados, necessita também de um processador potente e de um acesso rápido ao armazenamento. Uma vez que pretendia os melhores desempenhos e uma segurança ideal sem ceder o controlo completo da sua infraestrutura a um terceiro, o CEO da YetiForce decidiu criar a sua própria cloud privada.
Desde o início, a empresa só considerou a subcontratação para obter rapidamente todos os recursos necessários. Construir um datacenter local era demasiado dispendioso e exigia implementar uma equipa de técnicos adicional, disponível 24/7. Assim, decidiram alugar servidores dedicados junto de um fornecedor reconhecido no setor.
A solução
Uma infraestrutura Hosted Private Cloud com desempenhos inigualáveis em matéria de armazenamento
Existem várias soluções de cloud privada no mercado. Mas a empresa optou por criar a sua própria solução personalizada, baseando-se em servidores Alta gama (HG) da OVHcloud.
“Na nossa procura pela solução ideal, analisámos as ofertas da AWS, Microsoft Azure, Google… e escolhemos a OVHcloud. Com eles, obtivemos a melhor relação preço/desempenho. Além disso, baseando-se em componentes de alta gama, temos a certeza de que podemos conseguir a melhor qualidade.”
Błażej Pabiszczak, CEO da YetiForce
Os modelos HG e Big-HG destacam-se da gama do servidores dedicados da OVHcloud, uma vez que oferecem configurações personalizáveis. Assim, permitem aos utilizadores escolher entre diferentes CPU, armazenamentos e volumes de RAM.
A infraestrutura YetiForce baseia-se num cluster de servidores Big-HG, equipados com dois processadores Intel Xeon Gold (3 GHz, 36 threads) e 768 GB de RAM ECC (DDR4 2 666 MHz). Estas “supermáquinas” contêm 15 discos organizados em três grupos independentes, com diferentes objetivos.
O primeiro grupo é composto por discos SSD Samsung PM863a (0,8 ECJ) de 3,8 TB, que gerem o sistema Proxmox VE e as bases de dados de backup. Estes discos caracterizam-se pelos seus desempenhos constantes ao longo do tempo e pela sua velocidade elevada em leitura/escrita aleatória (podendo atingir 97 000/24 000 IOPS). O segundo grupo é composto por discos HGST Ultrastar He10 de 10 TB e 7200 rpm, com uma interface SAS de 12 Gbit/s, e onde são armazenados os ficheiros e anexos processador no software da YetiForce. Estas unidades, altamente fiáveis, podem alcançar até 2,5 milhões de horas de tempo médio entre falhas (MTBF - Mean Time Between Failures).
O terceiro grupo de discos em RAID é composto por discos rígidos Intel Optane P4800X de muito alto rendimento, ligados ao servidor através de uma interface PCI Express e acessíveis através do protocolo NVMe. A combinação destas tecnologias proporciona à YetiForce um desempenho ótimo. Este potente grupo de discos aloja a última versão de MariaDB. Embora este sistema de gestão de bases de dados não seja o único compatível com o CRM, demonstrou ser mais eficaz no hardware escolhido.
Escolher o melhor sistema de gestão de bases de dados: MySQL ou MariaDB
Antes de escolher MariaDB como sistema de bases de dados para o SaaS de YetiForce, a empresa realizou diversos testes para verificar o desempenho de MySQL e MariaDB. Para os testes, efetuados com Sysbench 0.4.12, utilizaram sockets, já que esta solução tinha demonstrado ser a mais eficaz anteriormente. No total, foram executadas mais de 210 000 consultas (leitura, escrita e outras) e 10 000 transações.
Ao analisar as capacidades do motor de bases de dados, a YetiForce também examinou o desempenho dos grupos de discos dos servidores Big-HG. Os discos NVMe provaram ser mais rápidos, e, por isso, a empresa decidiu utilizá-los para as bases de dados MariaDB nos seus ambientes de produção.
Proteção de dados e soluções de backup
Uma infraestrutura segura requer uma estratégia de backup adequada. Para garantir que o tempo de recuperação de atividade seja o mais breve possível em caso de avaria, a YetiForce implementou um sistema de backup complexo em várias etapas. Assim, cada servidor Big-HG do cluster Proxmox dispõe de um servidor de backup FS-48T, da gama Storage, composto por 12 discos de alta capacidade e situado num datacenter diferente para garantir a redundância geográfica.
O primeiro passo consiste em realizar uma cópia de segurança semanal de todas as máquinas virtuais (VM) diretamente a partir do Proxmox. Para não ter de apagar as VM, a YetiForce utiliza snapshots para guardar uma cópia do estado de cada máquina num determinado momento. Estas snapshots são transferidas através de uma rede vRack segura e são armazenadas num recurso remoto (o servidor de backup). Este procedimento garante que existam sempre duas cópias do estado da VM, permitindo o seu restauro com um perfil de hardware completo.
O seguinte passo consiste em realizar backups “rsync” diários. O servidor de backup liga-se à VM através de uma rede privada (vRack) e arquiva a informação através de “hard links” Linux. Este método permite realizar rapidamente cópias de segurança conservando espaço em disco, e, sobretudo, permite aceder a todos os ficheiros. O servidor de backup FS-48T, isolado do cluster principal, armazena os backups dos últimos 14 dias.
Para além das cópias armazenadas fora do cluster, a YetiForce conserva localmente backups diários de todas as bases de dados, assim como cópias incrementais das VM criadas pelo hipervisor Proxmox a cada 30 minutos.
O resultado
YetiForce, reconhecido pelo site Capterra como um dos CRM mais acessíveis, é uma ferramenta empresarial avançada em constante evolução. Enquanto solução de software open source, o sistema não só é desenvolvido pelo empregados da YetiForce, como também beneficia das contribuições de uma comunidade online ativa. Graças à atividade dos seus membros em GitHub, o CRM já está disponível em 10 idiomas.
“O nosso objetivo é criar uma solução empresarial completa, apesar de o nosso software ter sido inicialmente um CRM. Trabalhamos para adicionar elementos que complementem o ecossistema da YetiForce, como um ERP (programa de gestão empresarial) e um DMS (sistema de gestão documental).”
Błażej Pabiszczak, CEO da YetiForce
Os potentes servidores Big-HG, combinados com a virtualização do Proxmox VE, criam uma infraestrutura fiável e segura que permite que a YetiForce aloje aplicações críticas. Para oferecer aos seus clientes ferramentas profissionais de alta disponibilidade, a empresa adotou a última tecnologia em matéria de armazenamento, assim como soluções de virtualização fiáveis. Deste modo, a YetiForce conseguiu pôr fim ao desnível de desempenho entre a potência de cálculo e o armazenamento, oferecendo assim uma qualidade de serviço incomparável a todos os seus clientes.