PebbleHost
ícone 1

54%
de poupança por TB de armazenamento

 

40-50% de redução dos custos

80%
de poupança em custos em comparação com outros GSP 

+ de 2000 contas de alojamento

150
países em todo o mundo

O contexto

A PebbleHost entrou no mundo dos jogos online em 2017 e, atualmente, propõe uma vasta gama de serviços de alojamento a clientes de mais de 150 países, com uma centena de servidores em todo o mundo, acumulando cerca de dois petabytes de utilização todos os meses. Enquanto fornecedor de servidores de gaming (GSP), a PebbleHost oferece tanto servidores bare metal dedicados como VPS totalmente adaptados às aplicações de jogos mais exigentes, como o Minecraft e outros jogos “sandbox”.

O desafio

Os gamers, desde os simples apaixonados até aos profissionais do setor, podem ser utilizadores muito exigentes, uma vez que esperam um rendimento ideal, sem latências e sem interrupções do serviço. Por isso, a PebbleHost precisava de um parceiro tecnológico com as capacidades de hardware e de rede necessárias para oferecer aos utilizadores uma experiência de jogo rápida, fluida e fiável, a um preço acessível. Embora cada jogo e cada empresa sejam únicos, a maioria dos jogos de hoje em dia utiliza a potência da RAM em vez da da CPU.

A PebbleHost procurava um desempenho excecional de memória, discos SSD muito rápidos e uma CPU eficiente, tudo isto a um preço reduzido. A PebbleHost começou a sua procura testando diferentes fornecedores, mas verificou por várias vezes uma fraca reatividade do suporte e um hardware pouco fiável. Existiam, por exemplo, falhas frequentes e o tempo de substituição de componentes defeituosos era muito demorado. Estes fatores, assim como um nível de preço pouco satisfatório, fizeram com que a PebbleHost procurasse outras opções...

A solução

PebbleHost

 

PebbleHost diagram
PebbleHost diagram

A PebbleHost começou por investir em servidores dedicados So you Start com discos HDD e alojados no datacenter canadiano da OVHcloud. No entanto, evoluíram rapidamente para servidores com SSD ultrarrápidos e processadores e componentes equipados com a última tecnologia, acrescentando recursos adicionais num dos datacenters do grupo situado em França. Mais tarde, como parte do seu plano de expansão, a PebbleHost ampliou a sua presença no datacenter da OVHcloud em Sydney, optando por servidores de última geração: Advance.

Embora a PebbleHost tenha escolhido a OVHcloud num primeiro tempo pela sua excelente relação preço/desempenho, foram muitos os outros motivos que fizeram com que esta parceria se mantivesse. Atualmente, a empresa de gaming conta com 300 servidores alojados no Canadá, França e Ásia-Pacífico.

Suporte, escalabilidade e simplicidade

Um dos elementos mais importantes de uma boa experiência de gaming consiste num baixo ping e numa latência reduzida. No âmbito da sua estratégia de expansão, a PebbleHost sabia que os gamers australianos, ao contrário dos jogadores da Europa ou da América do Norte, tinham problemas de ligação com o resto do mundo. Desta forma, o datacenter da OVHcloud na Austrália era uma enorme vantagem: a empresa pôde fornecer excelentes ligações aos seus utilizadores da Ásia-Pacífico, adicionando simplesmente à sua infraestrutura novos servidores nesta região.

O suporte telefónico era absolutamente formidável e tive a sensação de que a equipa queria mesmo ajudar-me e oferecer-me uma solução. 

Dan Jackson, diretor executivo da PebbleHost

O setor do gaming é muito sazonal e, como todos os fornecedores de servidores de gaming, a PebbleHost deve estar preparada para enfrentar estas variações. É interessante notar que a empresa é capaz de adicionar recursos, para se adaptar a uma procura crescente em todo o mundo, assim como reduzir as suas operações em épocas menos intensas.

Em vez de passar horas a implementar e gerir manualmente servidores, a PebbleHost pode adicionar e eliminar recursos de forma simples e rápida, diretamente através da Área de Cliente da OVHcloud

Quando a nossa atividade diminui, podemos eliminar os servidores durante esse mês, e, se a atividade aumentar, podemos encomendar mais servidores de forma imediata. 

Dan Jackson, diretor executivo da PebbleHost

Para facilitar ainda mais a administração, a PebbleHost utilizou a API da OVHcloud para sincronizar o seu próprio sistema de faturação com o da OVHcloud e assim simplificar e agilizar o processo de renovação dos servidores.

O resultado

Graças à parceria com a OVHcloud, a PebbleHost pode oferecer os seus serviços a um preço 80% mais barato que a concorrência no mercado dos fornecedores de servidores de gaming, oferecendo uma experiência de cliente e de utilizador final igual ou superior. Esta colaboração produtiva continua a evoluir, e a PebbleHost já tem planos para ampliar os serviços contratados no datacenter da OVHcloud localizado na Costa Oeste dos EUA e implementar novos servidores para acolher uma nova clientela em constante crescimento.