Cooperação Sul-Sul e REDD+ na ordem ambiental internacional: Contribuição do Fundo Amazônia
DOI:
https://doi.org/10.12957/hne.2024.87781Resumo
Este artigo propõe um estudo de caso acerca do Fundo Amazônia e sua contribuição para a ordem ambiental internacional. Tal contribuição refere-se às iniciativas de cooperação Sul-Sul do Brasil, financiadas pelo Fundo Amazônia, junto aos países amazônicos. Para tanto, traça-se um panorama histórico da evolução da normativa internacional sobre fundos de REDD+, estabelece-se uma análise da cooperação Sul-Sul em matéria de financiamento climático para as potências médias e, por fim, insere o Fundo Amazônia em tais discussões. Conclui-se, ao final, que a cooperação Sul-Sul em matéria de financiamento ambiental tem importância estratégica para os países emergentes e que o Fundo Amazônia é uma contribuição importante do Brasil nessa temática.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 André Bafti
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Direitos Autorais para artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos de primeira publicação para a revista. Em virtude da aparecerem nesta revista de acesso público, os artigos são de uso gratuito, com atribuições próprias, em aplicações educacionais e não-comerciais.