Como aceder a redes Wi-Fi através de dispositivos Apple
Os utilizadores podem configurar os dispositivos Apple para acederem automaticamente às redes Wi-Fi. Para redes Wi-Fi que necessitam de credenciais de início de sessão ou outras informações, os utilizadores podem aceder rapidamente às definições de Wi-Fi e introduzir as credenciais ou usar um perfil de configuração que contenha o nome da rede e as credenciais de início de sessão. Qualquer aplicação do dispositivo pode aceder às redes de forma estável. Com conectividade Wi-Fi persistente de baixa energia, as aplicações podem utilizar as redes Wi-Fi para enviar notificações por push. Por exemplo, ao usar perfis de configuração que são enviados por push para um dispositivo através de uma solução de gestão de dispositivos móveis (MDM), é possível configurar as definições para redes sem fios, segurança, proxy, Cisco Fastlane, aprovação de aplicações e autenticação.
O iOS e o iPadOS suportam uma configuração predefinida do serviço VoIP como uma opção. Esta opção define a aplicação predefinida para chamadas de áudio para Contactos, Microsoft Exchange ActiveSync, Google e cargas úteis LDAP. Por exemplo se definir a aplicação Cisco Spark como a aplicação de chamadas predefinida para os contactos do Exchange, então qualquer chamada do utilizador para outro contacto de trabalho utiliza, por predefinição, o Cisco Spark, exceto se o utilizador optar por alterar a aplicação predefinida.
Auto Join (Acesso automático)
No caso de redes LAN sem fios transmitidas em bandas de 2,4 GHz e 5 GHz ou 6 GHz, a preferência é dada a 5 GHz ou 6 GHz quando o indicador de força do sinal recebido for maior do que -68 dBm para o macOS e maior do que -65 dBm para o iOS e iPadOS. O indicador de acesso automático é ativado da primeira vez que a LAN sem fios é ligada ao macOS 10.13 ou posterior, ao iOS 11.0 ou posterior ou ao iPadOS 13.1 ou posterior.
Suporte para autenticação e cifragem
Os dispositivos Apple suportam vários métodos de autenticação e cifragem, incluindo as normas de cifragem WPA, WPA2 pessoal, WPA2 empresarial, WPA3 pessoal e WPA3 empresarial. Com suporte para 802.1X, os dispositivos Apple podem ser integrados numa vasta gama de ambientes de autenticação RADIUS. Os dispositivos Apple suportam os protocolos de autenticação 802.1X, incluindo:
EAP-TLS.
EAP-TTLS (MSCHAPv2).
EAP-FAST.
EAP-AKA.
EAP-SIM (só operadora).
PEAPv0 (EAP-MSCHAPv2, a forma mais comum do PEAP).
PEAPv1 (EAP-GTC, menos comum e criado pela Cisco).
O assistente de configuração do macOS suporta a autenticação 802.1X com credenciais de nome de utilizador e palavra-passe através de TTLS ou PEAP.
Encontrará mais informação no artigo do Suporte Apple Critérios de auto-acesso a uma rede sem fios do iOS.
O iOS 13 e iPadOS 13.1 ou posterior suportam WPA3 empresarial com segurança de 192 bits, usando algoritmos Commercial National Security Algorithm (CNSA) Suite B, em todos os modelos iPhone 11 ou modelos posteriores e em todos os modelos iPad, a partir do iPad (7.ª geração). Consulte o fornecedor da solução de rede sem fios para obter informação detalhada sobre o hardware de ponto de acesso, o hardware de controlador e as versões de código de controlador de que necessita para a implementação de WPA3 empresarial.
Cifragem sem fios oportunística
O iOS 16, iPadOS 16.1 e macOS 13 ou posterior, suportam uma forma de assegurar redes Wi-Fi abertas, com a norma OWE (Opportunistic Wireless Encryption). Esta norma é suportada nos seguintes dispositivos:
Modelos iPhone 12 ou posterior.
iPhone SE (3.ª geração) ou posterior
iPad Pro 13 polegadas (M4)
iPad Pro 12 polegadas (5.ª geração) ou posterior
iPad Pro 11 polegadas (3.ª geração) ou posterior
iPad Air (4.ª geração) ou posterior
iPad mini (6.ª geração) ou posterior
Todos os modelos Mac com o chip M3.
Todos os modelos Mac com o chip M2.
Modelos Mac com o chip M1:
Mac Studio (2022)
MacBook Pro (14 polegadas, 2021).
MacBook Pro (16 polegadas, 2021).
Importante: os dispositivos Apple devem ter acesso à rede sem fios e aos serviços de Internet para poderem ser configurados. Poderá ser necessário configurar as portas do proxy web e da firewall para permitir todo o tráfego de rede dos dispositivos Apple para a rede Apple 17.0.0.0/8. Se os dispositivos Apple ainda assim não conseguirem aceder aos servidores de ativação da Apple, a iCloud ou à App Store, consulte os artigos do Suporte Apple Se os dispositivos Apple não receberem notificações por push da Apple, Roaming sem fios do macOS para clientes empresariais e Utilizar produtos Apple em redes empresariais.