Introdução à ação “Executar JavaScript na Página Web” no Atalhos do iPhone ou iPad
Quase todas as páginas web são criadas com JavaScript, uma linguagem de programação que cria efeitos dinâmicos em navegadores web, incluindo animações, menus interativos, reprodução de vídeo, dentre outros. Em geral, o JavaScript não fica visível quando você visualiza uma página web. No entanto, ao criar um atalho que contém a ação “Executar JavaScript na Página Web” e executá-lo no app Safari, você pode controlar o JavaScript de uma página web.
Os atalhos que executam seu JavaScript personalizado em uma página da Web têm muitos usos. Por exemplo, você pode criar atalhos que recuperam dados específicos de uma página web e incorporar esses dados a uma tarefa, como extrair horários de aula e adicioná-los ao app Calendário ou exportar os dados de participantes de um grupo de mídia social e adicioná-los a uma planilha.
Você também pode criar atalhos que permitem modificar uma página web, como alterar a fonte do texto ou modificar a velocidade de reprodução de um vídeo. Antes de executar JavaScript a partir de um atalho, você precisa ativar o ajuste. Consulte Ajustes de segurança e privacidade avançados no Atalhos do iPhone ou iPad.
Para obter informações sobre como usar atalhos que executam JavaScript em uma página web, consulte Use a ação “Executar JavaScript na Página Web” no app Atalhos do iPhone ou iPad.
Sobre a recuperação de dados de página web
A ação “Executar JavaScript na Página Web” permite recuperar dados de uma página web, selecionando todos os elementos que correspondem a determinados critérios e percorrendo esses elementos para executar uma tarefa com os dados (ou para inspecionar os elementos).
Por exemplo, para criar uma lista de todos os elementos de imagem em uma página web, use:
var elements = document.querySelectorAll("img");
Em outro exemplo, para recuperar todos os elementos com a classe “post,” use:
var elements = document.querySelectorAll(".post");
Depois que um NodeList é criado, você pode percorrer os elementos (para filtrá-los ainda mais ou adicioná-los a uma estrutura de dados) usando algo como:
var elements = ...;
for (let element of elements) {
// ...
}
Para obter mais informações sobre como consultar resultados de páginas web, consulte https://developer.mozilla.org/Selectors e https://developer.mozilla.org/SelectorAll.
Entrada da ação “Executar JavaScript na Página Web”
A entrada da ação “Executar JavaScript na Página Web” deve ser uma página web ativa do Safari, o que significa que você deve executar o atalho a partir da folha de compartilhamento (especificamente no Safari, SFSafariViewController ou ASWebAuthenticationSession).
Quando um atalho é executado a partir da folha de compartilhamento, a entrada do app Safari é passada para a primeira ação do seu atalho.
Embora a entrada para a ação “Executar JavaScript na Página Web” precise ser uma página web Safari, você pode usar Variáveis Mágicas para inserir dados adicionais na ação. Por exemplo, o atalho Alterar Velocidade do Vídeo (disponível na Galeria) contém uma ação “Executar JavaScript na Página Web” que modifica um vídeo em uma página web. A taxa de reprodução do vídeo é controlada pela variável Velocidade.
Para obter informações sobre como executar atalhos no Safari, consulte Abra um atalho a partir de outro do iPhone ou iPad.
Saída da ação “Executar JavaScript na Página Web”
Para retornar dados, você deve chamar o controlador de conclusão no JavaScript, como completion(result)
Como o JavaScript é geralmente usado com padrões assíncronos, a chamada é, intencionalmente, não síncrona. Desta maneira, você pode finalizar a ação de maneira assíncrona. Por exemplo, o seguinte é válido:
window.setTimeout(function() {
completion(true);
}, 1000);
A saída da ação “Executar JavaScript na Página Web” é qualquer tipo de dado JSON válido, incluindo:
String
Número
Booleano (verdadeiro ou falso)
Matriz (contendo qualquer outro tipo JSON válido)
Dicionário (contendo qualquer outro tipo JSON válido)
Nulo
Indefinido
Nos bastidores, o Atalhos codifica e decodifica automaticamente o valor retornado para a comunicação entre o JavaScript e o app Atalhos. Isso significa que você não precisa chamar JSON.stringify(result)
antes de chamar o controlador de conclusão.
Como o valor de retorno é JSON, alguns valores de retorno não funcionam bem. Por exemplo, uma função ou Nó não terá uma representação codificada JSON útil. Nesse caso, é recomendável criar uma Matriz/Dicionário que contenha os valores compatíveis JSON que você precisa.
Nota: como um objeto em JavaScript é apenas um dicionário, os objetos básicos também são convertidos em JSON.
Se quiser que a ação “Executar JavaScript na Página Web” não retorne nenhum dado, chame completion()
sem nenhum argumento na função (porque undefined
é uma saída válida). Isso é o mesmo que chamar completion(undefined)
.
Para obter mais informações sobre JSON, consulte Introdução ao uso de JSON no Atalhos do iPhone e iPad.
Para obter mais informações sobre Nós, consulte https://developer.mozilla.org/Node.
Para obter mais informações sobre funções, consulte https://developer.mozilla.org/Functions.
Tempo limite para a ação “Executar JavaScript na Página Web”
Como todas as extensões JavaScript no Safari, a ação “Executar JavaScript na Página Web” está sujeita a um limite de tempo e deve ser concluída o mais rápido possível. O JavaScript que usa funções síncronas pode não ser concluído no prazo, incluindo:
window.alert()
window.prompt()
window.confirm()
Tempos limite que duram vários segundos, por exemplo:
window.setTimeout(function() { completion(); }, 5000);
Se o JavaScript exceder o tempo limite, o atalho não será concluído e a mensagem de erro JavaScript será exibida quando o atalho for executado.
Sintaxe e Tratamento de Erros de Tempo de Execução
Você pode usar qualquer sintaxe compatível com o Safari para escrever JavaScript na ação “Executar JavaScript na Página Web”.
No app Atalhos, a ação “Executar JavaScript na Página Web” ajuda você a identificar erros através de uma verificação de sintaxe básica antes de executar o atalho a partir da extensão do Safari.
Conforme você insere o script no campo de texto, o destaque da sintaxe ajuda a garantir a validade do JavaScript. Por exemplo, se você esquecer de incluir aspas no final de uma string, todo o texto após a string será destacado.
Se a sintaxe do script for válida, mas apresentar um erro de tempo de execução, a ação “Executar JavaScript na Página Web” capturará e exibirá as exceções. Por exemplo, se o script referenciar uma variável ou função que não existe (como shortcuts.completion()
), um erro é exibido no tempo de execução.