Segurança do SiriKit para iOS, iPadOS e watchOS
A Siri usa o sistema de extensões de apps para se comunicar com apps de terceiros. Em um dispositivo, a Siri pode acessar as informações de contato do usuário e a localização atual do dispositivo. Mas antes de fornecer dados protegidos a um app, a Siri verifica as permissões de acesso do app, controladas pelo usuário. De acordo com essas permissões, a Siri passa apenas o fragmento relevante do enunciado original do usuário para a extensão do app. Por exemplo, se um app não tiver acesso a informações de contato, a Siri não resolverá um relacionamento em um pedido do usuário como “Use o App de Pagamento para pagar 10 reais à minha mãe”. Nesse caso, o app veria apenas o termo literal “minha mãe”.
Porém, se o usuário tiver concedido ao app acesso às informações de contato, o app receberia informações resolvidas sobre a mãe do usuário. Se houver referência a um relacionamento no corpo de uma mensagem, como em “Diga à minha mãe no app Mensagens que meu irmão está bem”, a Siri não resolve “meu irmão”, independentemente das permissões do app.
Os apps que fazem uso do SiriKit podem enviar um vocabulário específico do app ou do usuário à Siri, como os nomes dos contatos do usuário. Essas informações permitem que o reconhecimento de fala e entendimento de linguagem natural da Siri reconheçam o vocabulário desse app, sendo associadas a um identificador aleatório. As informações personalizadas permanecem disponíveis durante todo o uso do identificador ou até que o usuário desative a integração do app à Siri nos Ajustes, ou até que o app que utiliza o SiriKit seja desinstalado.
No caso de um enunciado como “Quero uma viagem até a casa da minha mãe usando o RideShareApp”, a solicitação requer dados de localização dos contatos do usuário. Para essa solicitação apenas, a Siri fornece as informações necessárias à extensão do app, independentemente dos ajustes de permissão do usuário relacionados à localização ou às informações de contato para o app.