Passaporte japonês
Passaporte japonês 日本国旅券 | |
---|---|
A capa de um ePassport japonês de 10 anos contemporâneo. | |
Emitido por | Japão |
Tipo de documento | Passaporte |
Propósito | Identificação |
Expiração | 10 ou 5 anos após a aquisição para adultos, 5 para menores de 19 anos |
Custo | ¥16,000 (Passaporte adulto de 10 anos) ¥10,000 (Passaporte de 5 anos)[1][2] |
Passaportes japoneses (日本国旅券 Nihonkoku ryoken?) são emitidos a cidadãos japoneses para facilitar as viagens internacionais.
História
[editar | editar código-fonte]Os primeiros documentos de viagem para viagens ao exterior por cidadãos japoneses foram introduzidos em 1866, perto do final do xogunato de Tokugawa . Esses documentos assumiram a forma de uma "carta de solicitação" carimbada, permitindo que os cidadãos japoneses viajassem para o exterior para fins comerciais e educacionais. O termo "passaporte" foi formalmente introduzido no idioma japonês em 1878 e em 1900 foram introduzidos os primeiros regulamentos que regiam o uso de passaportes japoneses. A forma moderna do passaporte japonês surgiu pela primeira vez em 1926, e os primeiros passaportes japoneses, legíveis por máquina e compatíveis com a ICAO, foram introduzidos em 1992.
Tipos de passaportes
[editar | editar código-fonte]- Passaporte comum : emitido para cidadãos japoneses normais.
- Os passaportes comuns são emitidos em dois períodos diferentes de validade: 5 e 10 anos. Cidadãos japoneses com até 19 anos de idade só podem receber um passaporte de 5 anos, enquanto aqueles com 20 anos ou mais podem escolher um passaporte de 5 anos (azul) ou 10 anos (vermelho) por diferentes taxas de registro.
- Passaporte oficial : emitido para membros da Dieta Nacional e funcionários públicos .
- Passaporte diplomático : emitido para membros da Família Imperial, diplomatas e seus familiares e altos funcionários do governo.
- Por convenção, o Imperador e a Imperatriz do Japão não possuem passaporte.
- Passaporte de emergência : emitido para cidadãos japoneses estrangeiros quando passaportes legíveis por máquina não podem ser emitidos por uma missão diplomática do Japão devido a um mau funcionamento e não há tempo para esperar que o passaporte seja emitido pelo Ministério das Relações Exteriores do Japão, ou para estrangeiros japoneses que não receberam o documento de viagem para retorno ao Japão, válido por 1 ano a partir da data de emissão.
- Documento de viagem para retorno ao Japão ( ja ) : O documento de viagem de emergência de uso único emitido para estrangeiros no Japão para retornar ao Japão, apresenta uma capa branca com o selo do governo de Paulownia no Japão . Invalidado imediatamente após o uso.
Todos os passaportes japoneses emitidos após 20 de março de 2006 são passaportes biométricos .
Os passaportes japoneses têm o Selo Imperial de Crisântemo do Japão inscrito no centro da capa, com os caracteres japoneses lendo Nipponkoku Ryoken (日本国 旅 券) inscritos acima em escrita do selo e sua tradução em inglês JAPAN PASSPORT em letras latinas abaixo do selo. Os passaportes comuns válidos por cinco anos apresentam capas azuis escuras e os válidos por dez anos apresentam capas de cor carmesim . Além disso, os passaportes oficiais possuem capas verde-escuras e os passaportes diplomáticos possuem capas marrom-escuras.
Página de dados
[editar | editar código-fonte]- Foto do titular do passaporte
- Tipo
- País emissor
- Número do Passaporte
- Sobrenome
- Nome dado
- Nacionalidade
- Data de nascimento
- Sexo
- Domicílio Registrado
- Data de emissão
- Data de validade
- Autoridade emissora
- Assinatura do portador
A página de informações termina com a zona legível por máquina.
Nota do passaporte
[editar | editar código-fonte]Os passaportes contêm uma nota do país emissor que é endereçada às autoridades de todos os outros países, identificando o portador como um cidadão desse país e solicitando que ele seja autorizado a passar e ser tratado de acordo com as normas internacionais. A nota dentro dos passaportes japoneses afirma:
Em japonês :
- 日本 国民 で あ る 人 を 通路 故障 く 旅行 さ せ 、 か つ 、 同人 に 必要 保護 保護 扶助 扶助 与 え れ れ る。 扶助 与 れ る。 を 与 る。 扶助 与 れ る。 扶助 与
- O Ministro dos Negócios Estrangeiros do Japão solicita a todos aqueles a quem possa interessar permitir que o portador, um cidadão japonês, passe livremente e sem impedimentos e, em caso de necessidade, conceda a ele toda a ajuda e proteção possíveis.
Língua
[editar | editar código-fonte]Os passaportes japoneses são impressos inteiramente em japonês e inglês, exceto a nota de cautela encontrada no final do passaporte (por exemplo, na página 51 do passaporte biométrico comum de dez anos), que é impressa apenas em japonês . Esta nota contém informações sobre o que o portador deve saber ao encontrar várias situações em um país estrangeiro.
O sobrenome, nome e outras menções personalizadas (como domicílio registrado) são indicados apenas em letras maiúsculas em latim. Os nomes japoneses são, em princípio, transcritos de acordo com o sistema de romanização de Hepburn, mas exceções são admitidas em certos casos, principalmente quando o nome é a transcrição de katakana de um nome estrangeiro (cônjuge japonês ou filho japonês de estrangeiro), nesse caso a ortografia original O nome do alfabeto latino pode ser usado apenas se você enviar o documento oficial com a grafia original emitida pelo governo (cônjuge ou passaporte dos pais etc.)
A assinatura pode ser escrita em qualquer idioma e ortografia que o indivíduo desejar.
Requisitos de visto
[editar | editar código-fonte]Os requisitos de visto para cidadãos japoneses são restrições de entrada administrativa pelas autoridades de outros estados que são impostas aos cidadãos do Japão. A partir de 3 de abril de 2019, os cidadãos japoneses tinham acesso sem visto ou sem visto à chegada a 191 países e territórios, classificando o passaporte japonês como o passaporte mais forte do mundo em termos de liberdade de viagem, de acordo com o Henley Passport Index .[3] No entanto, a suspensão das isenções de visto e as restrições de viagem para os portadores de passaporte japonês desde janeiro de 2020 devido ao surto de COVID-19 coloca esse fato em dúvida.[4]
Em outubro de 2018, os passaportes do Japão, Brunei, Singapura e São Marino são os únicos a permitir entrada sem visto ou autorização eletrônica de viagem para as quatro maiores economias do mundo, China, Índia, estados da União Europeia e Estados Unidos.
Galeria de passaportes japoneses
[editar | editar código-fonte]-
Primeiro passaporte japonês, emitido em 1866.
-
Passaporte japonês emitido para Denjū Horiuchi ( ja ) em 1903.
-
Passaporte ultramarino japonês imperial emitido em Taiwan em 1917.
-
Passaportes restritos para passageiros que viajam entre o Japão continental e Okinawa durante 1952-1972.
-
Capa de um passaporte japonês não legível por máquina, emitido na década de 1980.
-
5 anos de validade ePassport japonês.
-
Passaporte oficial japonês.
-
Documento de viagem para retorno ao Japão.
Veja também
[editar | editar código-fonte]- Permissão de reentrada no Japão
- Relações exteriores do Japão
- Lei da nacionalidade japonesa
- Requisitos de visto para cidadãos japoneses
Referências
- ↑ «秋のレビュー 3日目(平成28年11月12日開催)»
- ↑ https://news.tv-asahi.co.jp/news_politics/articles/000087655.html
- ↑ «Global Ranking». Henley & Partners Holdings Ltd. Consultado em 17 de fevereiro de 2020
- ↑ «新型コロナウイルス(日本からの渡航者・日本人に対する各国・地域の入国制限措置及び入国・入域後の行動制限)». www.anzen.mofa.go.jp. Consultado em 17 de março de 2020. Cópia arquivada em 17 de março de 2020