iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.
iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.



Link to original content: https://oglobo.globo.com/economia/confira-perfil-da-ex-primeira-dama-ruth-cardoso-3612586
Confira o perfil da ex-primeira-dama Ruth Cardoso - Jornal O Globo
Economia

Confira o perfil da ex-primeira-dama Ruth Cardoso

RIO - A ex-primeira-dama Ruth Vilaça Correia Leite Cardoso nasceu em Araraquara, em 19 de setembro de 1930. Doutora em antropologia pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (FFLCH-USP), ela primeiro conquistou, em 1959, na Universidade de São Paulo, seu título de mestrado em antropologia. Treze anos depois, obteve seu doutorado com a tese "Estrutura Familiar e Mobilidade Social: Estudo dos Japoneses no Estado de São Paulo".

Foi casada com Fernando Henrique Cardoso, ex-presidente do Brasil. Durante o mandato do marido, fundou e presidiu o Comunidade Solidária, atual Comunitas, organização responsável por programas sociais e de voluntariado, e foi uma das mentoras do Bolsa-Escola, que agora foi unificado com outros programas, dando origem ao Bolsa-Família, carro-chefe do governo Lula.

Como docente e pesquisadora atuou na USP, Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (Flacso/Unesco), Universidade do Chile (Santiago do Chile), Maison des Sciences de L'Homme (Paris), Universidade de Berkeley (Califórnia) e Universidade de Columbia (Nova Iorque). Entre as principais atividades acadêmicas desenvolvidas pela ex-primeira-dama estavam a coordenação do curso de pós-graduação na área de Ciências Politicas, da USP, de 1975 a 1978; e a organização de seminários de pesquisa e cursos no programa de pós-graduação em Ciências Políticas, de 1986 a 1990. No exterior, foi membro associada do Center for Latin American Studies, na University of Cambridge (Inglaterra, 1977) e professora associada na Maison des Sciences de L'Homme (Paris, 1977), e lecionou na Universidade do Chile, de 1965 a 1967.

É ainda membro-associada do Centro para Estudos Latino-Americanos da Universidade de Cambridge (Inglaterra) e membro da equipe de pesquisadores do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (Cebrap - São Paulo).

Entre seus muitos trabalhos publicados, estão artigos sobre mobilidade social no Brasil, participação política e cidadania, movimentos populares na América Latina, violência e política.

Na última segunda-feira, Dona Ruth foi submetida a um cateterismo, método diagnóstico pelo qual é possível avaliar a presença ou não de entupimentos nas artérias e ou veias coronárias. Ela havia sido hospitalizada no Hospital Sírio Libanês, na última quinta-feira, após apresentar um quadro de angina, que é uma dor ou desconforto no peito quando os músculos cardíacos não recebem sangue suficiente. Ela recebeu alta na manhã de segunda-feira, após passar pelos exames.

Dona Ruth já carregava no peito há algum tempo dois stents - próteses metálicas posicionadas no interior de artérias coronarianas obstruídas por placas de gordura - para tentar normalizar o fluxo sanguíneo.