Rio de Janeiro, fim dos anos 1970. Um novo agente começa a trabalhar no presídio de Ilha Grande, mesma época em que um condenado chega à instituição que fica no litoral carioca. O momento é de efervescência das relações dentro da prisão.
Inspirada em fatos reais dos últimos 40 anos, a história mergulha no surgimento das facções do narcotráfico, a partir de eventos entre as alas do presídio “Falange Jacaré” e “Turma do Fundão”. O que acontece lá dentro repercute na vida de Padre Nosso, Parada Geral e Morro da Promessa, comunidades inspiradas em favelas reais.
“A série é a história da ‘pedra fundamental’ do crime no Rio de Janeiro” - José Junior
Estreia | 13/06/2024 |
Episódios | 10 |
Direção | Heitor Dhalia |
Autor | José Junior |
crossover com outras produções Globoplay
Em O Jogo que Mudou a História, o público reencontra alguns personagens que surgiram, inicialmente, em outras séries da produtora AfroReggae. Como a trama da nova produção se passa muitos anos antes dos acontecimentos de Arcanjo Renegado e A Divisão, tais personagens aparecem mais jovens. Confira, abaixo, quem são eles!
Irmã Emily
(Alli Willow)
Freira da Pastoral Carcerária. Emily nasceu nos EUA e luta pelos direitos dos presos há quase duas décadas. Possui sentimentos confusos por Belmiro, que põem em xeque sua aptidão para o hábito. Em Arcanjo Renegado, irmã Emily aparece mais velha em uma missão na Amazônia.
Tenente Gabriel
(Leonardo Brício)
Grande amigo e parceiro de Afonso na polícia. Passa anos na corporação e, no futuro, se torna Coronel da Polícia Militar do Rio e vilão na série Arcanjo Renegado.
Sargento Afonso
(Marcello Melo)
Mais um personagem que surgiu em Arcanjo Renegado, apresentado como o pai de Mikhael (Marcello Melo Jr) e Sarah (Erika Januza). É um homem que dá o sangue pela polícia, servindo de inspiração para seus dois filhos, que seguiram a mesma profissão.
Detetive Roberta
(Natalia Lage)
Detetive eficiente e perspicaz, porém, corruptível. Ela aparece pela primeira vez na série A Divisão, trabalhando com Santiago (Erom Cordeiro) e Mendonça (Silvio Guindane) na DAAS - Divisão Antissequestro da Polícia do Rio de Janeiro.