A meia holandesa Lieke Martens levou o prêmio Fifa The Best como a melhor jogadora do mundo na temporada. Ela recebeu 21,72% dos votos e ganhou a disputa com a americana Carli Lloyd (16,28%), que venceu a última eleição da entidade na categoria futebol feminino, e a venezuelana Deyna Castellanos (11,69%). Martens não compareceu ao evento em Londres, mas gravou um vídeo direto da concentração da seleção holandesa (está defendendo a equipe nacional em data Fifa) e agradeceu aos pais pelo apoio.
Lieke Martens, que tem apenas 24 anos, trocou o time sueco Rosengard pelo Barcelona em 2017 e foi fundamental na conquista da Eurocopa feminina pela seleção da Holanda. Ela, inclusive, foi eleita a melhor jogadora da competição continental.
A holandesa também levou o prêmio de jogadora do ano da Uefa, levando a melhor sobre Pernille Harder, da Dinamarca, e Dzsenifer Marozsán, da Alemanha. Pelo Rosengard, Lieke Martens foi campeã da Copa da Suécia e do Campeonato sueco em 2016.
PRÊMIO FIFA THE BEST
-
É penta: Cristiano Ronaldo se iguala a Messi com prêmio de melhor do mundo
-
Daniel Alves, Marcelo e Neymar entram em seleção do ano da Fifa
-
Giroud leva o prêmio Puskás por gol marcado sobre o Crystal Palace
-
Bicampeão da Liga dos Campeões, Zidane conquista prêmio de melhor técnico do ano
-
Buffon conquista primeiro prêmio de melhor goleiro do mundo da Fifa
-
Terceiro na eleição, Neymar recebe apenas 15 votos para melhor do mundo
-
Primeiro para Daniel Alves e Guerrero, Tite fica em nono na eleição da Fifa
Ainda no futebol feminino, o prêmio de melhor treinadora da categoria foi entregue para Sarina Wiegman, que comandou a seleção holandesa na conquista da Eurocopa. Como não pôde estar presente, a Fifa exibiu a homenagem à treinadora no telão. Ela recebeu o prêmio no treino da Holanda das mãos de Van Basten e agradeceu aos familiares.
Veja também