iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.
iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.



Link to original content: https://escolakids.uol.com.br/matematica/estudo-dos-sinais-uma-funcao-segundo-grau.htm
Estudo dos sinais de uma função do segundo grau - Escola Kids

Qual matéria está procurando ?

Matemática

Matemática

Estudo dos sinais de uma função do segundo grau

Clique e aprenda a fazer o estudo dos sinais de uma função do segundo grau a partir de suas raízes e concavidade.

Exemplos de estudos de sinais feitos sobre gráficos de funções Exemplos de estudos de sinais feitos sobre gráficos de funções

Uma função do segundo grau é uma regra que relaciona cada elemento de um conjunto a um único elemento de outro e que pode ser reduzida à forma: f(x) = ax2 + bx + c. O estudo dos sinais de uma função do segundo grau é uma análise que determina os intervalos de números reais nos quais a função é positiva, negativa ou nula.

Ideia central do estudo dos sinais

Ao fazer o estudo dos sinais de uma função do segundo grau, estamos interessados em descobrir:

  • quais são os números x pertencentes ao domínio dessa função que fazem com que a sua imagem y seja positiva;

  • quais os valores de x fazem com que y seja negativo;

  • e quais valores de x fazem com que y seja nulo.

Graficamente, estamos procurando os intervalos no eixo 0x onde a função está acima do eixo x, abaixo do eixo x e sobre o eixo x. Isso significa que estamos buscando os respectivos intervalos em que a função é positiva, negativa ou nula.

Observe o gráfico da função do segundo grau f(x) = x2 – 4x + 3:

No gráfico acima, para todos os valores de x maiores do que 1 e, ao mesmo tempo, menores do que 3, a função está abaixo do eixo x. Logo, os valores de y são negativos. Observe também que a função está acima do eixo x para todos os valores de x maiores do que 3 e menores do que 1. Dessa forma, a função é positiva nesses dois intervalos. A função é nula nos pontos de encontro entre ela e o eixo x, portanto, nesse caso, exatamente sobre os pontos 1 e 3 do eixo x.

Essa análise pode ser usada sempre que o gráfico da função estiver disponível. Quando ele não estiver, pode-se usar o método algébrico, que descrevemos abaixo, ou construir o gráfico da função.

Método algébrico

É possível realizar o estudo dos sinais de uma função do segundo grau a partir de suas raízes. Assim, analisa-se, por elas, a concavidade da parábola que representa a função. Para isso, é necessário encontrar as raízes da função do segundo grau, por qualquer método, e determinar a concavidade da parábola que representa essa função. Isso pode ser feito observando o coeficiente a:

Se a > 0, a concavidade da parábola está voltada para cima.

Se a parábola está voltada para baixo.

Em uma dada função do segundo grau f(x) = ax2 + bx + c, suponha que suas raízes sejam x1 e x2.

Se o coeficiente a > 0, a concavidade da parábola está voltada para cima. Para essa função, o intervalo ]x1, x2[ faz com que a função seja negativa; os valores maiores que x2 e menores que x1 fazem com que a função seja positiva, se x2 > x1. Além disso, os próprios valores de x1 e x2 são os pontos onde a função é nula.

Se o coeficiente a parábola é voltada para baixo. Assim, o intervalo ]x1, x2[ faz com que a função seja positiva; os valores maiores que x2 e menores que x1 fazem com que a função seja negativa, se x2 > x1. Além disso, os próprios valores de x1 e x2 são os pontos onde a função é nula.

Exemplo:

Dada a função f(x) = x2 – 4x, suas raízes são:

x2 – 4x = 0

x(x – 4) = 0

x = 0 ou

x – 4 = 0

x = 4

Como a = 1 > 0, então, no intervalo entre 0 e 4, a função é negativa. Para qualquer valor maior que 4, ou menor que 0, a função é positiva; e sobre os pontos 0 e 4, essa função é nula.

Por Luiz Paulo Moreira Silva

Você pode se interessar também

Matemática

Concavidade da parábola

Matemática

Conjuntos Numéricos

Matemática

Coordenadas do vértice da parábola

Matemática

Diferenças entre função e equação

Últimos artigos

Eva Furnari

Eva Furnari é uma famosa escritora brasileira. Seus livros são divertidos e apresentam personagens mais complexos. O livro Felpo Filva é uma de suas obras mais conhecidas.

Reticências

As reticências são um sinal de pontuação que funciona como uma pequena pausa, usado para criar um efeito especial de hesitação ou de suspense na fala ou na narração.

Brasil Império

O Brasil Império foi o período em que o Brasil foi governado por uma monarquia constitucional. Nesse período, o Brasil teve dois imperadores: Dom Pedro I e Dom Pedro II.

7 Maravilhas do Mundo Antigo

As 7 Maravilhas do Mundo Antigo eram obras arquitetônicas e artísticas extraordinárias que representavam o ápice da engenhosidade e da cultura das civilizações antigas.