iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.
iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.



Link to original content: http://www.wikiaves.com.br/saira-perola
saíra-pérola (Tangara cyanomelas) | WikiAves - A Enciclopédia das Aves do Brasil

saira-perola

Saíra-pérola

A saíra-pérola é uma ave passeriforme da família Thraupidae. É também conhecida como pintor-estrela.

Nome Científico

Seu nome científico significa: do (tupi) Tangará = dançarino; ata = andar; e carã = em volta; e do (grego) kuanos = azul escuro; e melas = preto. ⇒ Dançarino azul e preto.

Características

Mede entre 12 e 14 centímetros de comprimento e pesa entre 19 e 23 gramas. É um belo tangará com plumagem escura que ocorre na região litorânea do leste do Brasil. Apresenta na testa uma pequena mancha clara, a porção posterior da sua coroa, a nuca, o manto e as penas coberteiras das asas são de coloração preto e azul, intenso e aveludado. O uropígio é claro. A região do entorno do bico é azul e preta. A garganta é azul e apresenta uma faixa preta na porção superior do peito. O peito e o ventre são azul claro com a aparência de pequenas manchas escuras. Este resultado é provocado pela coloração da parte interna das penas que são escuras se sobressaindo a coloração clara superficial. Esta espécie apresenta o peito muito mais pálido do que seu congênere que ocorre na Amazônia, Tangara velia. A parte inferior do ventre, as penas das coxas, o crisso, e as penas subcaudais são de coloração castanha e a cauda é escura, sendo que sua face inferior é cinza escura e a superior apresenta coloração azul intenso com preto.
As fêmeas são similares em plumagem ao macho da espécie, entretanto apresentam a coloração do peito ligeiramente mais pálida e menos intensa.
Os olhos e bico são escuros. Tarsos e pés cinza azulados.

Subespécies

Espécie monotípica (não são reconhecidas subespécies).
Alguns autores consideram esta espécie como sendo uma subespécie do saíra-diamante (Tangara velia) que ocorre na Amazônia.

Alimentação

São geralmente observados se alimentando aos pares ou em pequenos grupos com bandos mistos de outras espécies. Sua dieta consiste de pequenos frutos nativos, frutas e insetos. Costumam obter pequenos insetos nas folhas, ou às vezes em voo, mas frutos são o item mais importante da sua dieta.

Reprodução

A fêmea constrói um ninho em formato de copo geralmente bem escondido e sua postura tem uma média de 2 ovos brancos acinzentados, pontilhados de pequenas manchas cinza. A incubação é de 13 dias. Ambos os pais participam da alimentação dos filhotes fornecendo insetos e frutas.

Hábitos

Outros hábitos…

Distribuição Geográfica

Ocorre na Mata Atlântica brasileira, nos Estados do Espírito Santo, Bahia, Alagoas e Pernambuco.

Referências

Referências externas

Galeria de Fotos

saira-perola.txt · Última modificação: 2023/09/02 16:05 por Lucas Jeronimo 2