iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.
iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.



Link to original content: http://www.etymonline.com/pt/word/unkind
unkind - Etimologia, significado e origem | etymonline

Publicidade

unkind

(adj.)

Em Old English, a palavra "uncynde" significa "antinatural, não natural"; veja un- (1) "não" + kind (adj.). O significado de "falta de bondade" foi registrado a partir do século XIV.

Entradas relacionadas unkind

kind
(adj.)

"amigável, deliberadamente fazendo o bem aos outros," do inglês médio kinde, do inglês antigo (ge)cynde "natural, nativo, inato," originalmente "com o sentimento de parentes um pelo outro," do proto-germânico *kundi- "natural, nativo," de *kunjam "família" (ver kin), com prefixo coletivo ou generalizador *ga- e sufixo abstrato *-iz. A palavra raramente aparecia no inglês antigo sem o prefixo, mas o inglês antigo também a tinha como um elemento formador de palavras -cund "nascido de, de uma natureza particular" (ver kind (n.)). O desenvolvimento do sentido provavelmente é de "com sentimentos naturais," para "bem-disposto" (por volta de 1300), "benigno, compassivo, amoroso, cheio de ternura" (por volta de 1300).

unkindness
(n.)

c. 1300, "estado ou caráter de ser desagradável, falta de consideração natural ou adequada," de un- (1) "não" + kindness (n.), ou de unkind (adj.) + -ness. O significado de "um ato desagradável" é de c. 1500.

un-
(1)

prefixo de negação, do inglês antigo un-, do proto-germânico *un- (também fonte do saxão antigo, frísio antigo, alto alemão antigo, alemão un-, gótico un-, holandês on-), do proto-indo-europeu *n- (fonte do sânscrito a-, an- "não", grego a-, an-, irlandês antigo an-, latim in-), forma combinada da raiz indo-europeia *ne- "não". Frequentemente eufemístico (como untruth para "mentira").

O mais prolífico dos prefixos em inglês, livremente e amplamente utilizado no inglês antigo, onde forma mais de 1.000 compostos. Sofreu uma extinção em massa no inglês médio, mas ressurgiu com vigor renovado no século XVI para formar compostos com palavras nativas e importadas. Disputa com a cognata derivada do latim in- (1) o direito de formar a negação de certas palavras (indigestable/undigestable, etc.), e embora ambos possam ser usados em cooperação para indicar nuances de significado (unfamous/infamous), normalmente não são.

Também forma palavras a partir de frases (como uncalled-for, por volta de 1600; undreamed-of, década de 1630; uncome-at-able, década de 1690; unputdownable, 1947, de um livro; un-in-one-breath-utterable, Ben Jonson; etc., mas o hábito não se restringe a un-; como put-up-able-with, 1812). Como prefixo em linguagem telegráfica para substituir not e economizar o custo de uma palavra, está atestado desde 1936.

Publicidade

    Tendências de unkind

    Publicidade

    Fornecido apenas para fins informativos por sistemas de tradução automática. Veja o original em: Etymology, origin and meaning of unkind

    Publicidade