iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.
iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.



Link to original content: http://www.etymonline.com/pt/word/un-
un- - Etimologia, significado e origem | etymonline

Publicidade

un-

(1)

prefixo de negação, do inglês antigo un-, do proto-germânico *un- (também fonte do saxão antigo, frísio antigo, alto alemão antigo, alemão un-, gótico un-, holandês on-), do proto-indo-europeu *n- (fonte do sânscrito a-, an- "não", grego a-, an-, irlandês antigo an-, latim in-), forma combinada da raiz indo-europeia *ne- "não". Frequentemente eufemístico (como untruth para "mentira").

O mais prolífico dos prefixos em inglês, livremente e amplamente utilizado no inglês antigo, onde forma mais de 1.000 compostos. Sofreu uma extinção em massa no inglês médio, mas ressurgiu com vigor renovado no século XVI para formar compostos com palavras nativas e importadas. Disputa com a cognata derivada do latim in- (1) o direito de formar a negação de certas palavras (indigestable/undigestable, etc.), e embora ambos possam ser usados em cooperação para indicar nuances de significado (unfamous/infamous), normalmente não são.

Também forma palavras a partir de frases (como uncalled-for, por volta de 1600; undreamed-of, década de 1630; uncome-at-able, década de 1690; unputdownable, 1947, de um livro; un-in-one-breath-utterable, Ben Jonson; etc., mas o hábito não se restringe a un-; como put-up-able-with, 1812). Como prefixo em linguagem telegráfica para substituir not e economizar o custo de uma palavra, está atestado desde 1936.

un-
(2)

prefixo de reversão, privação ou remoção (como em unhand, undo, unbutton), do inglês arcaico on-, un-, do Proto-Germânico *andi- (também fonte do saxão antigo ant-, do nórdico antigo and-, do holandês ont-, do alto alemão antigo ant-, do alemão ent-, do gótico and- "contra"), do PIE *anti "frente oposta, perto, na frente, antes, contra" (do radical PIE *ant- "frente, testa," com derivados que significam "na frente, antes").

Mais ou menos confundido com un- (1) devido à semelhança nas noções de "negação" e "reversão"; um adjetivo como unlocked poderia representar "não trancado" (un- (1)) ou o tempo passado de unlock (un- (2)).

Entradas relacionadas un-

not
(adv.)

Partícula negativa, uma palavra que expressa negação, negação, recusa ou proibição, do meio do século XIII, variante sem acento de noht, naht "de forma alguma" (veja naught). Como uma interjeição para negar o que foi dito antes ou revelá-lo como sarcasmo, é atestado em 1900, popularizado em 1989 pelos esquetes de "Wayne's World" no programa de TV "Saturday Night Live".

Not, spoken with emphasis, often stands for the negation of a whole sentence referred to: as, I hope not (that is, I hope that the state of things you describe does not exist). [Century Dictionary, 1895]
Not, falado com ênfase, muitas vezes representa a negação de uma frase inteira referida a: como, Eu espero not (ou seja, eu espero que o estado de coisas que você descreve não exista). [Century Dictionary, 1895]

Usar not know X from Y (one's ass from one's elbow, shit from Shinola, etc.) era uma construção atestada desde cerca de 1930 em uso moderno; mas compare com o inglês médio not know an A from a windmill (por volta de 1400). A construção de dupla negação not un- foi ridicularizada por Orwell, mas é persistente e antiga no inglês, popular com Milton e os poetas anglo-saxões.

telegraphese
(n.)

"Estilo simplificado usado para economizar despesas na escrita de telegramas, 1885, de telegraph (n.) + -ese. Antes, em referência ao estilo de escrita no jornal londrino "Daily Telegraph", que era mais o oposto."

Publicidade

Fornecido apenas para fins informativos por sistemas de tradução automática. Veja o original em: Etymology, origin and meaning of un-

Publicidade