iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.
iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.



Link to original content: http://web.archive.org/web/20160806083646/https://www.rio2016.com/quadro-de-medalhas
Quadro de Medalhas - Quadro de medalhas Olímpicas por país, esporte e atleta
The Wayback Machine - http://web.archive.org/web/20160806090119/https://www.rio2016.com/quadro-de-medalhas

Aplicativos Rio 2016

Amplie sua experiência nos Jogos.

Download
Para quem vai a sua torcida?

Para quem vai a sua torcida?

Escolha seus atletas, times, esportes e países favoritos clicando nos botões ao lado dos nomes

Nota: As configurações de favoritos são gravadas em seu computador através de Cookies Se você deseja mantê-las, não limpe seu histórico de navegação

Por favor, ajuste suas preferências

Verifique se as suas preferências estão ajustadas. Você poderá modificá-las a qualquer momento

Expandir Conteúdo

Os calendários serão apresentados neste fuso horário

Expandir Conteúdo
Contraste
Cores originais Cores originais Alto contraste Alto contraste
Ver todos os recursos de Acessibilidade
Um mundo novo

Medalhas Olímpicas

Durante os Jogos Olímpicos, serão distribuídas 2.102 medalhas para os atletas, entre ouro, prata e bronze.
  • Rio de Janeiro

Por Países

Por Atletas

Por Esportes

Sobre as medalhas

Medalhas Rio 2016

As medalhas Olímpicas dos Jogos Rio 2016 resgatam a relação entre a força do herói Olímpico e as forças da natureza. A folha de louro, símbolo de vitórias e conquistas, foi escolhida como o elemento natural para fazer o elo com os campeões dos Jogos, retomando essa conexão histórica. Redesenhada com traços orgânicos e ­fluidos, as medalhas exibem texturas e relevos que re­metem à vibração e à energia do Brasil.

A outra face das medalhas, como tradição em todas as edições dos Jogos, traz a imagem da Deusa Nike tendo como fundo o Estádio Panathinaikos e a Acrópole, símbolos dos Jogos da Antiguidade realizados na Grécia.

As medalhas Olímpicas dos Jogos Rio 2016 foram concebidas considerando aspectos sustentáveis e confeccionadas pela Casa da Moeda do Brasil. A medalha de ouro é 100% livre de mercúrio. As medalhas de prata e bronze têm 30% de seu material reciclado.

As fitas levam em sua composição 50% de PET reciclado. Os estojos das medalhas, em formato de seixo, foram produzidos com madeira freijó certificada FSC (Forest Stewardship Council®), garantia de que a origem é de áreas com manejo ambiental sustentável e socialmente responsável.

Imagem 1

Como tudo começou...

A história das medalhas remete aos Jogos da Antiguidade, quando apenas um vencedor recebia, como prêmio, uma coroa de folhas de oliva. Diz a lenda que as folhas eram retiradas de uma oliveira sagrada, próxima ao templo de Zeus, em Olímpia.

Nos primeiros Jogos da era moderna, Atenas 1896, o vencedor de uma competição celebrava o triunfo recebendo, além da coroa, uma medalha de prata e um diploma. Os Jogos St. Louis 1904 foram os primeiros a dar medalhas de ouro, prata e bronze aos três primeiros colocados.

Foi também em St. Louis 1904 que as medalhas ganharam uma fita colorida para serem fixadas no peito dos atletas.  Apenas a partir de Roma 1960 passaram a ser penduradas no pescoço dos campeões.