Santos Escobar
Santos Escobar | |
---|---|
Escobar em 2021. | |
Informações pessoais | |
Nome completo | Jorge Luis Alcantar Bolly[1] |
Nascimento | 30 de abril de 1984 (40 anos) Acapulco, México |
Filho(s) | 1[2] |
Família | El Fantasma (pai) Fantasma Jr. (primo) Ángel de la Muerte (tio) |
Carreira na luta livre profissional | |
Nome(s) de ringue |
El Hijo del Fantasma Jorge Bolly King Cuerno[3] Santos Escobar Top Secret |
Altura anunciada |
1.80 m (5 ft 11 in)[4] |
Peso anunciado |
93 kg (204 lb)[4] |
Anunciado de |
"The Highlands of Guerrero", México Cidade do México, México |
Treinado por |
Franco Columbo[4] El Fantasma[4] El Hijo del Gladiador[4] |
Estreia | 2000[4] |
Jorge Luis Alcantar Bolly (Acapulco, 30 de abril de 1984), é um lutador de luta livre profissional mexicano. Ele atualmente trabalha para a WWE, na marca SmackDown sob o nome de ringue Santos Escobar e é o líder do grupo Legado Del Fantasma. Escobar também foi membro do Latino World Order (LWO) e é um ex-campeão do Campeonato de Pesos-Médios do NXT, tendo conquistado o título uma vez.
Antes de sua carreira na WWE, Alcantar trabalhou como El Hijo del Fantasma na Lucha Libre AAA Worldwide (AAA) de 2013 a 2019. Na AAA, ele conquistou diversos títulos, incluindo o AAA Fusión Championship, o AAA Latin American Championship, a Copa Antonio Peña de 2017, e foi o detentor do AAA World Cruiserweight Championship por um período recorde, sendo o campeão de maior duração na história dessa divisão. Além de seu tempo na AAA, Alcantar também trabalhou no Consejo Mundial de Lucha Libre (CMLL) de 2008 a 2013. Durante seu período no CMLL, ele conquistou o CMLL World Middleweight Championship e o CMLL World Trios Championship por duas vezes, em parceria com Héctor Garza e La Máscara.
Alcantar também trabalhou sob o nome de ringue King Cuerno na promoção Lucha Underground, situada nos Estados Unidos, de 2014 a 2019. Além disso, através das parcerias promocionais da AAA, Alcantar participou de vários shows da Impact Wrestling, enquanto ainda estava sob contrato com a AAA. Seu pai é o lutador El Fantasma, que é o chefe da Comissão de Boxe e Luta Profissional da Cidade do México. Seu primo luta sob o nome de "Fantasma Jr.", enquanto seu tio trabalhou sob o nome de "Ángel de la Muerte".
Carreira na luta livre profissional
[editar | editar código-fonte]Início de carreira (2000–2008)
[editar | editar código-fonte]Alcantar iniciou sua carreira no wrestling profissional em 2000,[4] adotando o personagem mascarado "Top Secret". Durante seu tempo como Top Secret, ele usava uma máscara preta com detalhes dourados ao redor das aberturas dos olhos.[5] Em 2003, Alcantar fez uma mudança significativa em sua carreira ao adotar uma nova máscara e nome, tornando-se "El Hijo del Fantasma" (em português: "O Filho de El Fantasma"). Com essa mudança, ele revelou ao público de luta livre que era filho de El Fantasma, uma figura proeminente no wrestling mexicano.[6] Após a mudança de nome, ele passou a usar uma máscara que se assemelhava à do personagem de quadrinhos The Phantom, assim como seu pai havia feito antes dele.[6]
A primeira luta documentada de Alcantar como El Hijo del Fantasma aconteceu em 14 de dezembro de 2003, durante um show da International Wrestling Revolution Group (IWRG). Nessa luta, ele fez equipe com seu pai, El Fantasma, e seu primo, que adotou o nome de ringue "Fantasma Jr.". Juntos, eles derrotaram o time dos Los Oficiales (Guardia, Oficial e Vanguardia).[7]
WWE
[editar | editar código-fonte]Campeão dos Pesos-Médios (2019–2021)
[editar | editar código-fonte]Em 14 de agosto de 2019, Alcantar assinou um contrato com a WWE.[8] Durante uma das primeiras semanas enquanto treinava no WWE Performance Center, Alcantar sofreu uma lesão no joelho que o impediu de lutar por vários meses.[9] Ele fez sua estreia nos ringues com seu nome real no NXT em 15 de fevereiro de 2020, fazendo equipe com Raul Mendoza para derrotar Lewis Howley e Sam Stoker em um show em Fort Pierce, Flórida.[10][11] Em 12 de abril de 2020, Alcantar foi anunciado como participante do torneio interino pelo Campeonato dos Pesos Médios sob o nome de El Hijo del Fantasma, representando o Grupo B no torneio.[12] Ele perdeu para Isaiah "Swerve" Scott, mas venceu Jack Gallagher e Akira Tozawa, o que lhe garantiu vaga na final.
Na final, Fantasma derrotou Drake Maverick para se tornar o campeão dos pesos-médios pela primeira vez, além de conquistar seu primeiro título na WWE.[13] Na semana seguinte, Fantasma fez uma aliança com os homens mascarados, que o haviam atacado anteriormente durante o torneio e que se revelaram como Raul Mendoza e Joaquin Wilde. O grupo (mais tarde nomeado Legado Del Fantasma) atacou Maverick, levando Fantasma a se desmascarar e adotar o novo nome de ringue Santos Escobar, estabelecendo-se como vilão no processo.[14][15] Escobar então começou uma rivalidade com Isaiah "Swerve" Scott, enfrentando-o no episódio de 26 de agosto do NXT[16] e no NXT TakeOver 31, defendendo o título em ambas as ocasiões. No NXT: Halloween Havoc, Escobar derrotou Jake Atlas em uma luta sem o título em disputa.[17] No NXT: New Years Evil, Escobar derrotou Gran Metalik para manter seu título dos Pesos-Médios. Escobar então enfrentou Curt Stallion no episódio de 3 de fevereiro do NXT pelo título, saindo vitorioso. Escobar entrou em uma breve rivalidade com Karrion Kross, que culminou no episódio de 24 de fevereiro do NXT em uma luta sem desqualificação, onde Escobar perdeu.
Em 10 de março, foi anunciado que Jordan Devlin, o campeão dos pesos-médios original, que não pôde defender seu título devido à pandemia de COVID-19, apareceria no NXT na semana seguinte para desafiar Santos Escobar, decidindo, assim, quem seria o campeão indiscutível dos pesos-médios. Isso culminou em 8 de abril, quando Escobar derrotou Devlin em uma luta de escadas no NXT TakeOver: Stand & Deliver.[18]
No episódio do NXT de 13 de abril, Escobar fez um desafio aberto, onde perdeu seu título para Kushida, encerrando seu reinado de 321 dias.[19] Escobar não conseguiu recuperar seu título de Kushida em uma luta melhor de três quedas no episódio de 11 de maio do NXT.
Legado Del Fantasma (2021–2022)
[editar | editar código-fonte]No verão de 2021, Escobar e os outros membros do Legado Del Fantasma começaram uma rivalidade com o campeão norte-americano do NXT, Bronson Reed, e os campeões de duplas do NXT, MSK. Isso levou a uma luta de trios com os títulos em jogo no NXT Takeover: In Your House, onde o Legado Del Fantasma não teve sucesso em conquistar os títulos.[20][21][22] Pouco depois, Escobar iniciou uma rivalidade com o Hit Row e, no episódio de 24 de agosto do NXT, o Legado Del Fantasma derrotou o Hit Row em uma luta trios com a ajuda da estreante Elektra Lopez.[23] No episódio de 12 de outubro do NXT 2.0, Escobar enfrentou Isaiah "Swerve" Scott pelo título Norte-Americano do NXT, mas foi derrotado. Após a luta, Carmelo Hayes usou sua oportunidade do Torneio NXT Breakout e conquistou o título Norte-Americano de Scott.[24] No início de 2022, Escobar começou uma rivalidade com o campeão do NXT, Bron Breakker, desafiando-o sem sucesso pelo título do NXT no Vengeance Day, apesar da interferência de Dolph Ziggler. No NXT Stand & Deliver, Escobar falhou em conquistar o Campeonato Norte-Americano em uma luta de escadas. Pouco depois do Stand & Deliver, o Legado Del Fantasma iniciou uma rivalidade com Tony D'Angelo, o autoproclamado "Don of NXT", e sua "família".
Após várias confrontos e sequestros, Escobar derrotou D'Angelo no episódio de 17 de maio do NXT. No entanto, no NXT In Your House, o Legado Del Fantasma perdeu para a D'Angelo Family (Tony D'Angelo, Stacks e Two Dimes), com a estipulação de que os perdedores teriam que se juntar à família do vencedor. Com o Legado se juntando à D'Angelo Family, eles passaram a se acompanhar durante as lutas, embora geralmente perdessem. No episódio de 21 de junho do NXT, Escobar custou a D'Angelo sua luta pelo título contra o campeão norte-americano do NXT, Carmelo Hayes. No NXT: The Great American Bash, foi revelado que Escobar estava hospitalizado, e os outros membros do Legado começaram a trabalhar com a D'Angelo Family. No episódio de 2 de agosto do NXT, Escobar retornou e custou a D'Angelo e Stacks sua luta pelo título contra The Creed Brothers, sinalizando que a aliança entre eles havia chegado ao fim. Na edição de 16 de agosto do NXT Heatwave, Escobar perdeu a luta Street Fight para D'Angelo, sendo banido do NXT.
Latino World Order (2022–2023)
[editar | editar código-fonte]No episódio de 7 de outubro do SmackDown, Escobar, juntamente com Wilde e Del Toro, se juntaram a Zelina Vega para atacar o Hit Row durante sua entrada, marcando a estreia do grupo no plantel principal.[25] No episódio de 2 de dezembro do SmackDown, Escobar perdeu a final da SmackDown World Cup para Ricochet, em uma luta para determinar o desafiante número 1 ao Campeonato Intercontinental. Essa luta foi uma revanche da última vez em que se enfrentaram no Lucha Underground.[26]
No Royal Rumble de 28 de janeiro de 2023, Escobar participou de sua primeira luta no Royal Rumble, entrando como o número 10, mas foi eliminado por Brock Lesnar.[27] No episódio de 10 de fevereiro do SmackDown, Escobar competiu em uma luta four-way para determinar o desafiante número 1 ao Campeonato Intercontinental da WWE, mas a vitória foi de Madcap Moss. Após a luta, durante um conteúdo exclusivo fora do ar postado no canal do YouTube da WWE, Escobar se aproximou de Rey Mysterio, agradecendo-lhe por ser uma inspiração como lutador e presenteando-o com uma máscara sua. Mysterio, por sua vez, deu-lhe uma máscara em retorno, marcando o início de uma virada de face para Escobar. A partir disso, Escobar se envolveu na rivalidade entre Rey e seu filho, Dominik Mysterio, ajudando Rey em sua luta contra Dominik e The Judgment Day, o que consolidou sua transformação em face. No episódio de 3 de março do SmackDown, Escobar enfrentou Dominik em uma luta, mas foi derrotado após interferência de Rhea Ripley. Após a luta, Dominik rasgou a máscara que Rey havia dado a Escobar, selando ainda mais a virada para face de Escobar. No episódio de 31 de março do SmackDown, Rey reformou o Latino World Order e convidou o Legado Del Fantasma para se juntar ao grupo como um sinal de agradecimento por ajudarem-no em sua luta contra Dominik e The Judgment Day.[28][29]
No episódio de SmackDown de 9 de junho, Escobar derrotou Mustafa Ali para se qualificar para a luta masculina no Money in the Bank.[30] No evento Money in the Bank, tanto Escobar quanto sua companheira de grupo, Zelina Vega, não conseguiram vencer suas respectivas lutas pela maleta do Money in the Bank.[31] Escobar e Rey Mysterio se enfrentaram na final do torneio para determinar o desafiante ao Campeonato dos Estados Unidos no episódio de 28 de julho do SmackDown,[32] e Escobar estava programado para enfrentar Austin Theory pelo título dos Estados Unidos após Rey sofrer uma lesão durante a luta final do torneio.[33] No episódio do SmackDown em 11 de agosto, Escobar foi atacado por Theory antes da luta começar. Devido à lesão de Escobar, o oficial da WWE, Adam Pearce, permitiu que Rey substituísse Escobar na luta pelo título, e Rey derrotou Theory para se tornar o novo campeão dos Estados Unidos.[34]
Novo Legado Del Fantasma (2023–presente)
[editar | editar código-fonte]No Crown Jewel, Escobar custou a Rey Mysterio o Campeonato dos Estados Unidos depois de pegar um par de brass knuckles de um membro do entourage de Logan Paul e deixá-lo no ringue enquanto afastava o grupo de Paul.[35] Paul então usou os brass knuckles em Rey para vencer a luta. No episódio do SmackDown em 10 de novembro, Escobar foi acusado por Carlito, que retornou à WWE no Fastlane como novo membro do LWO, de ter deixado os brass knuckles ao lado do ringue no Crown Jewel. Após a luta de Carlito contra Bobby Lashley, Escobar atacou Rey enquanto ele checava Carlito, virando vilão e deixando o LWO no processo.[36] No episódio seguinte do SmackDown, Escobar entrou na arena com o tema do Legado Del Fantasma. Ele repreendeu Rey por não ter ficado ao seu lado, enquanto expulsava Vega, Wilde e Del Toro do Legado Del Fantasma.[37] Foi anunciada uma luta entre Carlito e Escobar para o Survivor Series: WarGames.[38] Um dia antes do evento, Escobar atacou Carlito no ringue e nos bastidores. Dragon Lee apareceu para salvar Carlito, e o gerente geral do SmackDown, Nick Aldis, permitiu que Lee enfrentasse Escobar como substituto de Carlito no Survivor Series: WarGames, onde Escobar venceu.[39][40] No episódio do SmackDown em 1 de dezembro, Escobar derrotou Wilde e continuou o atacando após a luta, com Lee vindo para salvar Wilde. Foi então anunciado que Lee enfrentaria Escobar em um Torneio para determinar o desafiante número 1 ao Campeonato dos Estados Unidos na semana seguinte, com Escobar vencendo o combate.[41][42] Nas semifinais, Escobar derrotou Bobby Lashley após a interferência de Los Lotharios (Humberto Carrillo e Angel Garza), com Escobar chamando o grupo de "Legado World Order".[43][44] Escobar perdeu para Kevin Owens na final do SmackDown: New Year's Revolution em 5 de janeiro de 2024.[45]
Duas semanas depois, o recém-reformado Legado Del Fantasma derrotou Carlito, Wilde e Del Toro em uma luta de trios.[46] Na semana seguinte, Elektra Lopez se reuniu com Escobar e retornou ao Legado Del Fantasma.[47] Escobar entrou na luta do Royal Rumble 2024 como o sétimo participante e foi eliminado por Carlito. Em 1º de março, Escobar enfrentou Carlito em uma luta individual, mas durante a luta, Carillo e Garza interferiram, fazendo com que o Rey Mysterio, que fez o seu retorno, distraísse Escobar e permitisse que Carlito vencesse. Em 22 de março, Escobar e Mysterio se enfrentaram em uma luta individual com a estipulação de que os membros do LWO e Legado Del Fantasma seriam banidos do lado de fora do ringue. Escobar venceu após interferência de "Dirty" Dominik Mysterio. Uma semana depois, Escobar agradeceu a Dominik por sua ajuda e formou uma aliança com ele. Rey então anunciou que enfrentaria tanto Dominik quanto Escobar em uma luta de duplas na WrestleMania XL, ao lado de Dragon Lee, o mais novo membro do LWO. Na semana seguinte, Escobar e o Legado Del Fantasma chegaram ao Raw na sede do Judgment Day, sem aviso prévio, graças a Dominik, e se encontraram com Andrade. No SmackDown, após Elektra Lopez vencer sua primeira luta contra Zelina Vega, Escobar e Dominik atacaram Rey e tentaram convencer Andrade, que estava com eles nas barricadas, a atacar Rey. No entanto, Andrade se virou contra Escobar e Dominik. Após Dragon Lee ser agredido, Andrade se tornou o novo parceiro de Rey para enfrentar Escobar e Dominik na WrestleMania XL.[48][49] Na Noite 1 da WrestleMania XL, em 6 de abril, Santos Escobar se juntou a Dominik para enfrentar Rey e Andrade, mas a dupla perdeu após interferência de Lane Johnson e Jason Kelce.[50]
Filmes
[editar | editar código-fonte]El Hijo del Fantasma apareceu nos seguintes filmes:
- El Fantasma Vs La Maldición de la Pirámide ("The Phantom Vs The Curse of the Pyramid") (2007)[51]
- El Fantasma Vs La Aldea de los Zoombies ("The Phantom Vs The Village of the Zombies") (2007)[52]
- El Fantasma Vs El Secreto de la Urna Maldita ("The phantom vs the secret of the cursed urn") (2008)[53]
Vida pessoal
[editar | editar código-fonte]Jorge Luis Alcantar Bolly nasceu em 30 de abril de 1984, na Cidade do México, México. Seu pai era um lutador profissional, conhecido como o enmascarado "El Fantasma". Seu tio também era lutador profissional, conhecido como Ángel de la Muerte (em português: "Anjo da Morte") e seu primo trabalhou sob os nomes Ángel de la Muerte Jr. e, mais tarde, Fantasma Jr.[54] Em 2007, foi revelado que Alcantar era estudante da Universidade Anáhuac, onde estava cursando Relações Internacionais na época.[55] Alcantar foi acompanhado por seu filho na luta da Triplemanía XXVI e foi visto no ringue depois, quando foi forçado a retirar sua máscara.[2]
Títulos e prêmios
[editar | editar código-fonte]- Consejo Mundial de Lucha Libre
- CMLL World Trios Championship (2 vezes) – com Héctor Garza e La Mascara[56][57]
- CMLL World Middleweight Championship (1 vez)[58]
- Torneo Generación 75[4]
- CMLL World Trios Championship Tournament (2008) – com Hector Garza e La Mascara[59]
- Torneo de Trios (2008) – com El Gallo e Stuka Jr.[60]
- Torneo de Parejas (2011) – com Jushin Thunder Liger[61]
- CMLL Trio of the year: 2009 (com Héctor Garza e La Máscara)[62]
- Lucha Libre AAA Worldwide
- Lucha Underground
- Lucha Underground Gift of the Gods Championship (1 vez)[67]
- Pro Wrestling Illustrated
- Toryumon Mexico
- Yamaha Cup (2010) – com Angélico[69]
- WWE
- Campeonato dos Pesos-Médios do NXT (1 vez)[70]
- Torneio pelo interino Campeonato dos Pesos-Médios do NXT (2020)[71]
- United States Championship Invitational (2023)
Luchas de Apuestas
[editar | editar código-fonte]Vencedor (aposta) | Perdedor (aposta) | Local | Evento | Data | Notas |
---|---|---|---|---|---|
Hijo del Fantasma e El Gallo (máscaras) | Máscara Mágica e Malefico (cabelo) | Guadalajara, Jalisco, México | Evento ao vivo da CMLL | 28 de setembro de 2008 | [4] |
El Hijo del Fantasma (máscara) | Texano Jr. (cabelo) | Cidade do México, México | Rey de Reyes | 4 de abril de 2018 | [72] |
L.A. Park (máscara) | El Hijo del Fantasma (máscara) | Cidade do México, México | Triplemanía XXVI | 26 de agosto de 2018 | [a] |
- ↑ Esta foi uma luta four-way Poker de Ases Steel Cage em uma jaula de aço, que também envolveu Psycho Clown e Pentagón Jr.[2][1]
Referências
- ↑ a b Valdés, Apolo (6 de março de 2018). «Psycho Clown y el Hijo del Fantasma calentaron la lucha de Triplemanía XXVI». Psycho Clown and Hijo del Fantasma heated up the match at Triplemanía XXVI. MedioTiempo (em espanhol). MSN. Consultado em 12 de março de 2018. Cópia arquivada em 11 de março de 2018
- ↑ a b c «Triplemanía XXVI: Cayó la máscara del Hijo del Fantasma y la cabellera de Faby Apache». Triplemanía XXVI: The fall of the mask of Hijo del Fantasma and hair of Faby Apache. Ovaciones (em espanhol). 26 de agosto de 2018. Consultado em 26 de agosto de 2018. Cópia arquivada em 27 de agosto de 2018
- ↑ Erro de citação: Etiqueta
<ref>
inválida; não foi fornecido texto para as refs de nomeIWDB
- ↑ a b c d e f g h i «Tecnicos - Hijo del Fantasma». Faces - Son of the Phantom (em espanhol). Fuego en el ring. Consultado em 17 de outubro de 2009. Cópia arquivada em 11 de julho de 2011
- ↑ ReyMexicool (11 de dezembro de 2013). «"Top Secret"...el inicio de El Hijo del Fantasma – @hijodelfantasma #ElConsejo @luchalibreaaa». "Top Secret"… the beginning of The Son of the Ghost - @hijodelfantasma #ElConsejo @luchalibreaaa. Súper Luchas (em espanhol). Consultado em 18 de fevereiro de 2020. Cópia arquivada em 18 de fevereiro de 2020
- ↑ a b Equipe do Enciclopedia (setembro de 2007). «Enciclopedia de las Mascaras». The Eyclopedia of Masks. El Hijo del Fantasma (em espanhol). Mexico. 40 páginas. Tomo II
- ↑ «Jorge Bolly >> Matches >> 2003». CageMatch. Consultado em 18 de fevereiro de 2020
- ↑ «August 5, 2019 Observer Newsletter: WWE financial breakdown AEW TV». Wrestling Observer Newsletter. 5 de agosto de 2019. Consultado em 23 de janeiro de 2020
- ↑ Rendon102 (15 de fevereiro de 2020). «¿Cómo fue el debut de Hijo del Fantasma en NXT?». How was the debut of Son of the Ghost in NXT?. Súper Luchas (em espanhol). Consultado em 18 de fevereiro de 2020. Cópia arquivada em 16 de fevereiro de 2020
- ↑ Currier, Joseph (13 de fevereiro de 2020). «El Hijo del Fantasma to make NXT debut at NXT house show this weekend». Wrestling Observer Newsletter. Consultado em 18 de fevereiro de 2020. Cópia arquivada em 14 de fevereiro de 2020
- ↑ «WWE NXT Live». CageMatch. 15 de fevereiro de 2020. Consultado em 18 de fevereiro de 2020
- ↑ Melok, Bobby (12 de abril de 2020). «Complete field for Interim NXT Cruiserweight Championship Tournament unveiled». WWE. Consultado em 20 de abril de 2020
- ↑ Moore, John (3 de junho de 2020). «6/3 NXT TV results: Moore's review of El Hijo Del Fantasma vs. Drake Maverick in the finals of the Interim NXT Cruiserweight Title tournament, Mia Yim vs. Candice LeRae, final hype for Takeover: In Your House». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 3 de junho de 2020
- ↑ Moore, John (10 de junho de 2020). «6/10 NXT TV results: Moore's review of NXT Champion Adam Cole vs. Dexter Lumis in a non-title match, Finn Balor vs. Cameron Grimes, the fallout from NXT Takeover: In Your House». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 11 de junho de 2020
- ↑ Toro, Carlos (10 de junho de 2020). «El Hijo Del Fantasma Reveals New Ring Name On NXT». Fightful. Consultado em 11 de junho de 2020
- ↑ «WWE NXT Results for 8/26/20 Imperium vs Breezango for the NXT Tag Team Championship». Fightful
- ↑ Berge, Kevin. «WWE NXT Halloween Havoc Results: Winners, Grades, Reaction and Highlights». Bleacher Report (em inglês). Consultado em 10 de abril de 2021
- ↑ Serocki, Matthew (9 de abril de 2021). «Chaotic finish sees Santos Escobar unify NXT Cruiserweight Championships». www.sportskeeda.com (em inglês). Consultado em 10 de abril de 2021
- ↑ Moore, John (13 de abril de 2021). «4/13 NXT TV results: Moore's review of the first appearances of Karrion Kross and Raquel Gonzalez since winning the NXT titles, Franky Monet's debut, MSK vs. Killian Dain and Drake Maverick for the NXT Tag Titles, NXT Cruiserweight Championship open challenge». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 14 de abril de 2021
- ↑ «WWE NXT Results: Kushida Beats Santos Escobar, Raquel Gonzalez Defends Title». News18 (em inglês). 12 de maio de 2021. Consultado em 31 de julho de 2021
- ↑ Andrew Thompson (9 de junho de 2021). «Winners take all six-man tag added to NXT TakeOver: In Your House». POST Wrestling | WWE NXT AEW NJPW UFC Podcasts, News, Reviews (em inglês). Consultado em 31 de julho de 2021
- ↑ Chiari, Mike. «Bronson Reed, MSK Beat Legado del Fantasma, Retain Titles at NXT In Your House». Bleacher Report (em inglês). Consultado em 31 de julho de 2021
- ↑ «WWE NXT results, Aug. 24, 2021: Elektra Lopez helps Legado del Fantasma even the odds in win over Hit Row». WWE (em inglês). Consultado em 4 de setembro de 2021
- ↑ «10/12 NXT 2.0 results: Moore's review of Isaiah Scott vs. Santos Escobar for the North American Championship, Tommaso Ciampa vs. Joe Gacy, Kyle O'Reilly and Von Wagner vs. Pete Dunne and Ridge Holland, Ivy Nile's in-ring debut». Pro Wrestling Dot Net (em inglês). 12 de outubro de 2021. Consultado em 13 de outubro de 2021
- ↑ «Zelina Vega returns, Legado Del Fantasma debuts on WWE Friday Night SmackDown». Wrestling News | Wwe and Aew Results, Spoilers, Rumors & Scoops (em inglês). Wrestling News. 7 de outubro de 2022. Consultado em 7 de outubro de 2022
- ↑ Keller, Wade (3 de dezembro de 2022). «12/2 WWE SmackDown Report: Keller's report and analysis of World Cup Tournament Final with Ricochet vs. Escobar, Sami vs. Sheamus, more Bray Wyatt, Tegan Nox returns». Pro Wrestling Torch. Consultado em 26 de março de 2023. Cópia arquivada em 3 de dezembro de 2022
- ↑ Powell, Jason (28 de janeiro de 2023). «WWE Royal Rumble results: Powell's live review of the Royal Rumble matches, Roman Reigns vs. Kevin Owens for the Undisputed WWE Universal Championship, Bianca Belair vs. Alexa Bliss for the Raw Women's Championship, Bray Wyatt vs. LA Knight in a Pitch Black match». Pro Wrestling Dot Net. Consultado em 28 de janeiro de 2023
- ↑ «Rey Mysterio forms the new LWO with Legado del Fantasma: SmackDown, March 31, 2023» (em inglês). Consultado em 1 de abril de 2023
- ↑ Powell, Jason (31 de março de 2023). «3/31 WWE Friday Night Smackdown results: Barnett's review of the final Roman Reigns and Cody Rhodes confrontation before WrestleMania 39, the Andre the Giant memorial battle royal, Drew McIntyre and Sheamus vs. Ludwig Kaiser and Giovanni Vinci, Raquel Rodriguez vs. Natalya vs. Shayna Baszler vs. Sonya Deville in a four-way». Pro Wrestling Dot Net (em inglês)
- ↑ Powell, Jason (9 de junho de 2023). «WWE Friday Night Smackdown results (6/9): Barnett's review of Jey Uso's decision, Asuka presented with the WWE Women's Championship belt, MITB qualifiers featuring Butch vs. Baron Corbin, Santos Escobar vs. Mustafa Ali, Michin vs. Bayley, and Shotzi vs. Iyo Sky». Pro Wrestling Dot Net (em inglês). Consultado em 10 de junho de 2023
- ↑ «The Usos triumph over Roman Reigns and Solo Sikoa at WWE Money in the Bank g». WWE (em inglês). Consultado em 2 de julho de 2023
- ↑ Aguilar, Matthew (21 de julho de 2023). «Rey Mysterio Will Face LWO Teammate in United States Title Invitational Finals on WWE SmackDown». ComicBooks (em inglês). Consultado em 22 de julho de 2023
- ↑ Aguilar, Matthew (28 de julho de 2023). «WWE's Santos Escobar Wins Title Shot on SmackDown, Rey Mysterio Possibly Injured». ComicBook (em inglês). Consultado em 29 de julho de 2023. Cópia arquivada em 29 de julho de 2023
- ↑ Powell, Jason (11 de agosto de 2023). «WWE Friday Night Smackdown results (8/11): Barnett's review of Jimmy Uso's "Hail to the Chief" segment, Asuka vs. Charlotte Flair, Austin Theory vs. Santos Escobar for the U.S. Title, AJ Styles vs. Karrion Kross». Pro Wrestling Dot Net (em inglês). Consultado em 12 de agosto de 2023
- ↑ Staszewski, Joseph (4 de novembro de 2023). «Logan Paul wins United States championship at WWE Crown Jewel». New York Post (em inglês). Consultado em 10 de novembro de 2023. Cópia arquivada em 8 de novembro de 2023
- ↑ Lambert, Jeremy (10 de novembro de 2023). «Santos Escobar Turns On Rey Mysterio And LWO On 11/10 WWE SmackDown | Fightful News». Fightful (em inglês). Consultado em 11 de novembro de 2023
- ↑ Aguilar, Matthew (17 de novembro de 2023). «WWE's Santos Escobar Reveals Why He Turned on Rey Mysterio and Leaves The LWO on SmackDown». ComicBook (em inglês). Consultado em 18 de novembro de 2023
- ↑ Nash, Anthony (18 de novembro de 2023). «Carlito vs. Santos Escobar Set For WWE Survivor Series». WrestleZone (via Yahoo Entertainment) (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2023
- ↑ Defelice, Robert (24 de novembro de 2023). «Dragon Lee To Face Santos Escobar At WWE Survivor Series 2023 After Escobar Injures Carlito | Fightful News». Fightful (em inglês). Consultado em 25 de novembro de 2023
- ↑ Chiari, Mike (26 de novembro de 2023). «Santos Escobar Tops Dragon Lee at WWE Survivor Series After Mysterio, Carlito Attacks». Bleacher Report (em inglês). Consultado em 26 de novembro de 2023
- ↑ Tessier, Colin (2 de dezembro de 2023). «Dragon Lee Looks Forward To His Rematch With Santos Escobar, Vows To Win WWE United States Title | Fightful News». Fightful (em inglês). Consultado em 2 de dezembro de 2023
- ↑ Porter, Lovell (8 de dezembro de 2023). «WWE SmackDown Results (12/8/23)». Wrestlezone (em inglês). Consultado em 9 de dezembro de 2023
- ↑ Miller, Laley (22 de dezembro de 2023). «WWE SmackDown: Humberto Carrillo and Angel Garza Return, Santos Escobar Advances to United States Title Tournament Finals». ComicBook (em inglês). Consultado em 23 de dezembro de 2023
- ↑ Tessier, Colin (23 de dezembro de 2023). «Angel Garza And Humberto Carrillo Align With Santos Escobar On WWE SmackDown». Wrestlezone (em inglês). Consultado em 20 de janeiro de 2024
- ↑ Tessier, Colin (6 de janeiro de 2024). «Kevin Owens vs. Logan Paul Set For WWE Royal Rumble». Wrestlezone via Yahoo Entertainment (em inglês)
- ↑ Powell, Jason (19 de janeiro de 2024). «WWE Friday Night Smackdown results (1/19): Powell's review of Randy Orton vs. Solo Sikoa, contract signing for the WWE Universal Championship at the Rumble, Logan Paul on KO Show». Pro Wrestling Dot Net (em inglês). Consultado em 20 de janeiro de 2024
- ↑ Mrosko, Geno (26 de janeiro de 2024). «Elektra Lopez debuts on SmackDown to realign with Legado del Fantasma». Cageside Seats (em inglês). Consultado em 27 de janeiro de 2024
- ↑ Mrosko, Geno (27 de janeiro de 2024). «Cody Rhodes wins the Royal Rumble for the second year in a row». Cageside Seats (em inglês). Consultado em 28 de janeiro de 2024
- ↑ «Royal Rumble Match stats 2024». WWE (em inglês). 28 de janeiro de 2024. Consultado em 28 de janeiro de 2024. Cópia arquivada em 28 de janeiro de 2024
- ↑ Powell, Jason (6 de abril de 2024). «WrestleMania XL results: Powell's live review of night one with The Rock and Roman Reigns vs. Seth Rollins and Cody Rhodes, Rhea Ripley vs. Becky Lynch for the Women's World Championship». Pro Wrestling Dot Net (em inglês). Consultado em 7 de abril de 2024
- ↑ «El fantasma vs. la maldición de la piramide (2007)». The phantom vs the curse of the pyramid (2007). Allmovie. Consultado em 16 de março de 2019
- ↑ «El fantasma vs. la aldea de los zombies». The Ghost vs. the Zombie Village. SenseCritique (em espanhol). Consultado em 16 de março de 2019
- ↑ Criollo, Raúl; Návar, José Xavier; Aviña, Rafael (26 de novembro de 2018). «El Fantasma vs. el secreto de la una». ¡Quiero ver sangre!: Historia ilustrada del cine de luchadores. I want to see blood !: Illustrated history of the cinema of fighters (em espanhol). [S.l.]: Universidad Nacional Autónoma de México. ISBN 9786070249174
- ↑ Madigan, Dan (2007). «Okay... what is Lucha Libre?». Mondo Lucha Libre: the bizarre and honorable world of wild Mexican wrestling. [S.l.]: HarperCollins Publishers. p. 29–40. ISBN 978-0-06-085583-3
- ↑ «Conoce al 'Fantasma' de la Anahuac». Meet the 'Ghost' of the Anahuac (em espanhol). Universia Mexica. 23 de fevereiro de 2007. Consultado em 3 de junho de 2015. Cópia arquivada em 4 de março de 2016
- ↑ Rivera, Manuel (1 de agosto de 2009). «Resultados CMLL en la Arena México: Infierno en el Ring 2009 (viernes 31 de julio) - Tetsuya Naito obtiene la cabellera de Toscano». CMLL result from Arena Mexico: Inferno in the Ring 2009 (Friday July 31) - Tetsuya Naito takes the hair of Toscano. Súper Luchas (em espanhol). Consultado em 23 de janeiro de 2020. Cópia arquivada em 13 de setembro de 2018
- ↑ Ovaciones staff (21 de janeiro de 2009). «De nuevo, monarcas». The new champions. Ovaciones (em espanhol). Mexico, D.F.: Editorial Ovaciones, S. A. de C.V. p. 18. Número 21474 Año LXII
- ↑ «Ahora es doble monarca». He is now a double champion (em espanhol). Esto, OEM Online. 22 de julho de 2009. Consultado em 22 de julho de 2009. Cópia arquivada em 9 de outubro de 2012
- ↑ citar|url= https://www.cagematch.net/?id=1&nr=31183
- ↑ citar|url= https://www.cagematch.net/?id=26&nr=1090
- ↑ citar|url=https://www.cagematch.net/?id=26&nr=2086
- ↑ Ruiz Glez, Alex (19 de fevereiro de 2010). «Termina la votación para lo mejor del CMLL en el 2009 – Volador Jr. el más popular». The voting for the best of CMLL in 2009 is over – Volador Jr. is the most popular. Súper Luchas (em espanhol). Consultado em 23 de janeiro de 2020. Cópia arquivada em 23 de abril de 2019
- ↑ Zellner, Kris (18 de agosto de 2014). «Complete AAA Triplemania results and more: The Lucha Report». Pro Wrestling Insider. Consultado em 18 de agosto de 2014. Cópia arquivada em 19 de agosto de 2014
- ↑ a b Erro de citação: Etiqueta
<ref>
inválida; não foi fornecido texto para as refs de nomeHIXI
- ↑ Erro de citação: Etiqueta
<ref>
inválida; não foi fornecido texto para as refs de nomeTMXXII
- ↑ «AAA». CageMatch. 17 de novembro de 2017. Consultado em 22 de janeiro de 2020
- ↑ Erro de citação: Etiqueta
<ref>
inválida; não foi fornecido texto para as refs de nomeLUSeason2
- ↑ «Pro Wrestling Illustrated (PWI) 500 for 2015». The Internet Wrestling Database. Consultado em 5 de outubro de 2015. Cópia arquivada em 8 de outubro de 2015
- ↑ «Yamaha Cup 2010». CageMatch. 27 de fevereiro de 2010. Consultado em 22 de janeiro de 2020
- ↑ «NXT Cruiserweight Championship». World Wrestling Entertainment (WWE). Consultado em 3 de junho de 2020
- ↑ Kreikenbohm, Philip (27 de maio de 2020). «Interim Cruiserweight Championship Tournament (2020)». Cagematch - The Internet Wrestling Database. Consultado em 1 de abril de 2021
- ↑ Erro de citação: Etiqueta
<ref>
inválida; não foi fornecido texto para as refs de nomeTexanoApuesta
Ligações externas
[editar | editar código-fonte]- «Perfil de Santos Escobar» (em inglês). no WWE.com
- SANTOS ESCOBAR💀🇲🇽 no X
- Santos Escobar no Cagematch.net, Wrestlingdata.com, Internet Wrestling Database
- El Hijo del Fantasma. no IMDb.