Derby Sãocarlense
Derby Sãocarlense, é o nome pelos quais são conhecidos os clássicos da cidade de São Carlos entre os times de futebol; Paulista EC, Ideal Club, Palestra de São Carlos, Ruy Barbosa, Bandeirantes, Estrela da Bela Vista, Expresso São Carlos, Sãocarlense e São Carlos FC. É a rivalidade entre os clubes que foram os mais populares da cidade de São Carlos, e foi a mídia escrita e falada da cidade quem batizou essas rivalidades (sempre que havia confronto entre os mesmo), com o nome de Derby Sãocarlense, em referência a mais importante corrida de cavalos do mundo, o Derby de Epsom.
História
[editar | editar código-fonte]A história começa quando surge em 14 de janeiro de 1912 o Hipódromo Sãocarlense pertencente ao "Derby Club", uma nova sociedade com o objetivo de desenvolver e melhorar a raça cavalar por meio de corridas, concursos hípicos e exposição. O clube ficava perto da "Estação Hipódromo" e onde havia o Estádio Derby Sãocarlense que era mais conhecido como Hipódromo Sãocarlense; nas imediações da extinta sub-estação de energia da Companhia Paulista de Estradas de Ferro, onde hoje, a paradinha (estação) ainda serve como moradia, localizada junto a uma antiga colônia de casas da antiga Companhia Paulista, mas isolada em relação à linha, aparentemente já sem plataforma e sem nenhum desvio que a alcance. Supõe-se que o "Derby Club" foi extinto em 1925.
Desde o começo do Século XX, na década de 10 é que começou a primeira das rivalidades, como os jogos entre o Paulista EC, o Ideal Club e o Palestra de São Carlos. Posteriormente nas décadas 20, 30 e 40 ela se deu com o Palestra de São Carlos, o Ruy Barbosa, o Ferroviário de São Carlos e o Ferroviários; de 50 e 60 veio a rivalidades entre o Bandeirantes, o Estrela da Bela Vista e o Expresso São Carlos, depois na década de 70, 80 e 90 ela se deu entre o Estrela da Bela Vista e o Sãocarlense, sendo que essa última foi a mais forte.
Essas rivalidades se formaram tanto no futebol amador da cidade, como também no futebol profissional do Estado de São Paulo.
Jogos entre as esquipes
[editar | editar código-fonte]- Derby 1 e 2
- O Paulista EC surgiu em 1903, e o Ideal Club surgiu em 1912 associados às camadas dos ferroviários da Companhia Paulista de Estradas de Ferro da sociedade sãocarlense. Na fim década surge o Palestra de São Carlos em 1919, como o representante da imensa colônia italiana de São Carlos e região.
- Houve muitos confrontos entre o Paulista EC, o Ideal Club e o Palestra.
- No primeiro confronto entre "Paulista" e "Palestra de São Carlos", em 1919, houve vitória do Paulista por 1 a 0.
- Derby 3
- O Palestra de São Carlos que surgiu em 1919. O Ruy Barbosa que surgiu em 1929 como representante dos afro-ascendentes na região da Vila Nery, possuia estádio próprio conhecido como Campo do Rui Barbosa, que depois se tornou o Estádio Rui Barbosa. Havia também o Ferroviário de São Carlos e depois Ferroviários que surgiram da classe dos funcionários da ferrovia.
- Houve vários confrontos entre eles, mas ainda estão sendo pesquisados em jornais da cidade e na Liga Sãocarlense de Futebol.
- Derby 4
- O Estrela da Bela Vista surgiu em 1952 associado a camada de operários da cidade. Em 1953 surge o Expresso São Carlos como representante dos funcionários de uma transportadora de cargas da cidade.
- No primeiro confronto entre "Estrela da Bela Vista" e "Expresso São Carlos", em 9 de julho de 1957, houve vitória do Expresso por 3 a 2, jogo realizado no "Campo do Palmeirinha", em jogo válido pela 3ª divisão do campeonato paulista.
- No jogo de volta pelo mesmo campeonato, realizado em 8 de setembro de 1957, houve empate em 1 a 1, jogo realizado no Estádio João Ratti.
- Derby 5
- O Bandeirantes surgiu em 1941 associado a classe média da cidade. Em 1952 surge o Estrela da Bela Vista que representava da camada dos operários da cidade.
- No confronto entre "Bandeirantes" e "Estrela da Bela Vista", em 1º de maio de 1957, houve vitória do Bandeirantes por 4 a 3 (amistoso comemorativo ao dia do trabalho).
- Derby 6
- O Estrela da Bela Vista que surgiu em 1952, associado a camada dos operários da cidade. Em 1976 surge o Grêmio Sãocarlense como representante da classe ligada ao comércio da cidade.
- No primeiro confronto entre "Estrela da Bela Vista" e "Grêmio Sãocarlense" em 1976 houve o empate de 0x0. No segundo confronto houve empate em 1x1 (o gol do "Estrela da Bela Vista" foi marcado por "Marcão Beleza" e do Grêmio Sãocarlense através de "Tite"), jogos válidos pelo campeonato paulista da segunda divisão (atual Série A2), jogos realizados no Estádio Luís Augusto de Oliveira.
- Em 1985 houve o confronto em 2 turnos pela Taça Estado de São Paulo. No primeiro turno em jogo com mando do "Sãocarlense", houve vitória por 2x1 para o mandante e no 2º turno com mando do "Estrela", também houve vitória do "Sãocarlense" por 3x0, os dois jogos realizados no Estádio Luís Augusto de Oliveira.
- Retorno do Derby Sãocarlense
No Campeonato Paulista de Futebol de 2021 - Segunda Divisão, o Grêmio Sãocarlense e o São Carlos FC se enfrentaram pela primeira vez, pelo Grupo 3 da primeira fase da competição. O jogo terminou empatado em 1 a 1. Este foi o 1.º derby em uma competição profissional da Federação Paulista de Futebol desde 1985.[1][2][3][4]
- Prólogo
- Das várias partidas que houve nesses seis "Derbys" durante vários anos entre esse clubes, o placar de 2 a 1 é o mais comum. Em seguida, aparece o placar de 1 a 0.
- Na verdade são doze "Derbys" entre todos esses clubes, e muitos carecem de fontes confiáveis, para serem relatados aqui.
Estatísticas
[editar | editar código-fonte]- Outros
- Maior goleada desses confrontos: ?
- Partida com maior número de gols: 7 gols em 1957, Bandeirantes 4 x 3 Estrela da Bela Vista - Estádio Paulista - "Amistoso comemorativo ao dia do trabalho"
Estádios
[editar | editar código-fonte]Os estádios usados por esses "derbys" foram pela ordem; o antigo Estádio Derby Sãocarlense (demolido), o Campo do Palmeirinha (hoje área urbana), o Estádio Paulista (hoje do São Carlos Clube), o Campo da Vila Nery se tornou o Estádio Rui Barbosa (hoje fechado para futebol), o "Campo do Expresso" (era o do Palmeirinha e foi demolido), o Estádio João Ratti (hoje usado pela liga), e o Estádio Luís Augusto de Oliveira (hoje usado).
Ver também
[editar | editar código-fonte]Referências
- ↑ Marcos Escrivani (30 de janeiro de 2020). «Luisão terá clássico entre São Carlos x Grêmio São-carlense». Sãocarlosagora.com.br. Consultado em 2 de setembro de 2021
- ↑ Marcos Escrivani (27 de agosto de 2021). «São Carlos e Grêmio fazem história e se enfrentam pela primeira vez». Sãocarlosagora.com.br. Consultado em 2 de setembro de 2021
- ↑ «São Carlos e Grêmio São-Carlense empatam no confronto citadino pela Segundona Paulista». ocuriosodofutebol.com.br. 29 de agosto de 2021. Consultado em 2 de setembro de 2021
- ↑ ocuriosodofutebol.com.br (5 de junho de 2023). «São-Carlense vence o Derby contra o São Carlos pela Segundona Paulista». Consultado em 15 de maio de 2023