iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.
iBet uBet web content aggregator. Adding the entire web to your favor.



Link to original content: http://pt.m.wikipedia.org/wiki/Portal:Argentina
Portal:Argentina – Wikipédia, a enciclopédia livre
 [{{fullurl:{{{2}}}}} ver] · [{{fullurl:{{{2}}}|action=edit}} editar] Introdução


Bandeira da Argentina
Bandeira da Argentina
Brasão de armas da Argentina
Brasão de armas da Argentina

Argentina, oficialmente República Argentina, é o segundo maior país da América do Sul em território e o terceiro em população, constituída como uma federação de 23 províncias e uma cidade autônoma, Buenos Aires, capital do país. É o oitavo maior país do mundo em área territorial e o maior entre as nações de língua espanhola, embora México, Colômbia e Espanha, que possuem menor território, sejam mais populosos.

A área continental da Argentina está entre a cordilheira dos Andes a oeste e o oceano Atlântico, a leste. Faz fronteira com o Paraguai e Bolívia ao norte, com o Brasil e Uruguai a nordeste e com o Chile a oeste e sul. A Argentina reivindica uma parte da Antártida, sobrepondo as reivindicações do Chile e do Reino Unido no continente antártico, mesmo após todas as reivindicações terem sido suspensas pelo Tratado da Antártida de 1961. O país reivindica ainda as Ilhas Malvinas e Geórgia do Sul e Sandwich do Sul, que são administradas pelo Reino Unido como territórios britânicos ultramarinos.

O mais antigo registro de presença humana na área atualmente conhecida como Argentina é datado do período paleolítico. A colonização espanhola iniciou-se em 1512. A Argentina emergiu como o Estado sucessor do Vice-Reino do Rio da Prata, uma colônia espanhola fundada em 1776. A declaração e a luta pela independência (1810–1818) foi seguida por uma longa guerra civil, que durou até 1861 e terminou com a reorganização do país como uma federação de províncias, com a cidade de Buenos Aires como capital. Durante a segunda metade do século XX, a Argentina enfrentou vários golpes militares e períodos de instabilidade política, juntamente com crises econômicas periódicas que contiveram seu pleno desenvolvimento econômico e social.


 ver · editar Artigo selecionado


A Guerra do Prata, também conhecida como Guerra contra Oribe e Rosas, foi um episódio numa longa disputa entre Argentina, Uruguai e Brasil pela influência do Paraguai e hegemonia na região do Rio da Prata. A guerra foi travada no Uruguai, Rio da Prata e nordeste argentino de agosto de 1851 a fevereiro de 1852, entre as forças da Confederação Argentina e as forças da aliança formada pelo Império do Brasil, Uruguai e províncias rebeldes argentinas de Entre Rios e Corrientes.

A ascensão de Juan Manuel de Rosas como ditador argentino e a guerra civil no Uruguai após sua independência do Brasil geraram instabilidade na região do Prata, devido ao desejo argentino de ter Uruguai e Paraguai em sua esfera de influência, e posteriormente recriar o antigo Vice-reinado do Prata. Esses objetivos eram contrários à soberania brasileira, uma vez que o antigo vice-reinado era formado por terras pertencentes à província do Rio Grande do Sul, e aos interesses brasileiros de influência na região, que já haviam gerado a Guerra da Cisplatina e instigariam ainda outras duas guerras.


 ver · editar Imagem selecionada


German Cornejo & Gisela Galeassi, uma dupla argentina dançando tango em Buenos Aires.


 [{{fullurl:{{{2}}}}} ver] · [{{fullurl:{{{2}}}|action=edit}} editar] Categorias
 ver · editar Biografia selecionada


Retrato póstumo c. 1890 por Helen Bramwell Norris.
Retrato póstumo c. 1890 por Helen Bramwell Norris.

Juan Manuel José Domingo Ortiz de Rosas (Buenos Aires, 30 de março de 1793Southampton, 14 de março de 1877), apelidado de "o Restaurador das Leis", foi um político e oficial militar argentino que governou a província de Buenos Aires e brevemente a Confederação Argentina. Rosas colocou seus trabalhadores em uma milícia particular, algo comum para proprietários rurais da época, e participou de disputas entre facções que levaram a várias guerras civis no país. Foi bem sucedido na guerra, conseguiu influência pessoal e era seguido por um exército particular leal, tornando-se o modelo do caudilho, como os senhores provinciais da região eram conhecidos. Rosas eventualmente alcançou a patente de brigadeiro-general, a mais alta do exército argentino, e tornou-se o líder incontestável do Partido Federal.

Foi eleito governador da província de Buenos Aires em dezembro de 1829 e estabeleceu uma ditadura. Assinou o Pacto Federal em 1831, reconhecendo a autonomia provincial e criando a Confederação Argentina. Seu mandato terminou em 1832 e Rosas partiu para as fronteiras a fim de travar uma guerra contra as populações indígenas. Seus apoiadores realizaram em 1835 um golpe de Estado em Buenos Aires e pediram para que ele retornasse mais uma vez como governador. Rosas restabeleceu sua ditadura e formou a Mazorca, uma polícia armada repressiva que matou centenas de civis. As eleições acabaram tornando-se farsas e os poderes legislativo e judiciário foram transformados em instrumentos de sua vontade.


 [{{fullurl:{{{2}}}}} ver] · [{{fullurl:{{{2}}}|action=edit}} editar] Sabia que…


... que o movimento anarquista argentino foi o movimento anarquista mais forte da América do Sul?

... que Enrique Angelelli foi um bispo católico argentino morto durante a Guerra Suja?

... que em meados do século XIX a Confederação Argentina conseguiu resistir a um bloqueio naval de cinco anos pela França e pelo Reino Unido?

... que a Argentina permaneceu neutra durante a maior parte da Segunda Guerra Mundial, declarando guerra às forças do Eixo no dia 27 de março de 1945?

... que Buenos Aires se separou da Confederação Argentina de 1852 a 1861?

... que Nazario Benavídez, por muitos anos governador da província argentina de San Juan, mais tarde seria preso e assassinado?

... que em 1987 as mãos do ex-presidente argentino Juan Perón foram decepadas e roubadas de seu túmulo para exigir-se um resgate?


 [{{fullurl:{{{2}}}}} ver] · [{{fullurl:{{{2}}}|action=edit}} editar] Coisas a fazer


Colabore!
Colabore!

Agradecemos todo o interesse por ampliar e melhorar os artigos relacionados com a Argentina na Wikipédia! Abaixo algumas coisas que esperam a vossa colaboração.



 [{{fullurl:{{{2}}}}} ver] · [{{fullurl:{{{2}}}|action=edit}} editar] Nos outros projetos


Argentina no Commons Argentina no Commons
Imagens e mídia
Argentina no Wikcionário Argentina no Wikcionário
Definições
Argentina no Wikilivros Argentina no Wikilivros
Livros didáticos e manuais
Argentina no Wikinotícias Argentina no Wikinotícias
Notícias
Argentina no Wikiquote Argentina no Wikiquote
Citações
Argentina no Wikisource Argentina no Wikisource
Biblioteca
Argentina na Wikiversidade Argentina na Wikiversidade
Recursos de aprendizado


 [{{fullurl:{{{2}}}}} ver] · [{{fullurl:{{{2}}}|action=edit}} editar] Portais relacionados

Recarregar