Filmes (2064)
Séries (31)
Favoritos (56)
Listas
Lupas
-
O clássico suspense de Polanski, por meio de um roteiro conciso e esperto, consegue manter seu mistério até o final, por meio da revelação lenta de detalhes. Questões familiares e políticas são mobilizadas em uma trama que, até o final, pode terminar em qualquer lugar. Além disso, é um filme que esbanja classe: os atores agem e se vestem como ícones do noir (de fato, após o filme, seus personagens se estabeleceram mesmo como tais), recuperando a essência do gênero sem parecer cafona.
Victor Tanaka | Em 25 de Junho de 2021. -
Mesmo quando a sinopse indica uma direção mais sóbria, Almodóvar consegue articulá-la, sem abrir mão de sua sensibilidade, com o estranho, o insólito. Aqui, como em outros de seus filmes, a obsessão está presente, interligando personagens por relações desconfortáveis, excessivas, às vezes mórbidas. O humor inesperado e a originalidade na constituição dos personagens seguem sendo diferenciais e, certos ou não, repulsivos ou não, nenhuma figura escapa à nossa curiosidade.
Victor Tanaka | Em 25 de Junho de 2021. -
O preto-e-branco fecha os personagens em situações frias, distantes, nas quais a insatisfação com o amor prevalece, levando a questionamentos e diálogos sobre sua própria natureza e suas relações com a liberdade. É, assim, um filme de diálogos e silêncios. Dentro desse âmbito, personagens se interligam por meio de identificações mútuas, segredos e desconfianças, em um dança entre pares quue, desconfortavelmente ou não, sempre deixa alguém de fora.
Victor Tanaka | Em 25 de Junho de 2021. -
Nascido clássico, a obra central de Paulo Gustavo conquista pela simplicidade, pelo formato charmosamente teatral - o monólogo que antes Dona Hermínia tecia nos palcos ganha vida aqui, por meio de esquetes nas quais a voz predominante segue sendo a sua - e o humor exagerado, típico da bomba-relógio que é a personagem: uma fonte inesgotável de desaforos articulam as "falas típicas" de mãe com piadas politicamente incorretas direcionadas a todos os coadjuvantes.
Victor Tanaka | Em 25 de Junho de 2021.