A política agrícola comum (PAC) articula-se em torno de três grandes objetivos com vista a assegurar uma gestão agrícola sustentável na União Europeia:
- a sustentabilidade económica
- a sustentabilidade ambiental
- a sustentabilidade social das explorações agrícolas
Para cumprir estes três grandes objetivos, os países da UE utilizam uma vasta gama de ações específicas, que visam dar resposta às necessidades específicas de cada país e fazem parte dos planos estratégicos da PAC. Através destes planos, os países da UE prestam apoio ao rendimento dos agricultores, apoiam-nos na transição para uma produção sustentável e contribuem para as ambições do Pacto Ecológico Europeu
A PAC apoia as comunidades rurais e facilita o papel essencial que tanto a agricultura como a silvicultura desempenham na sociedade em geral.
A política agrícola comum visa combater as alterações climáticas, proteger os recursos naturais e aumentar a biodiversidade na UE.
Regras e medidas que regem e apoiam a digitalização da agricultura e das zonas rurais.
Pacto Ecológico Europeu
O Pacto Ecológico Europeu permitirá à UE transformar-se numa economia moderna, competitiva e eficiente em termos de utilização dos recursos, o que melhorará a vida dos cidadãos, promovendo, paralelamente, a luta mundial contra as alterações climáticas.
Temas abordados
A PAC pretende salvaguardar a biodiversidade através de práticas agrícolas sustentáveis.
A PAC garante uma gestão responsável dos solos, da água e do ar em todo o território da UE.
Esta missão da UE visa dirigir o processo de transição para solos mais saudáveis na UE.
Ligações úteis
Tornar mais sustentável a cadeia de aprovisionamento alimentar da UE do prado ao prato: para um sistema alimentar justo, saudável e respeitador do ambiente.
A visão a longo prazo para as zonas rurais define domínios de ação para tornar as zonas rurais da UE mais fortes, interligadas, resilientes e prósperas.
Apoiar as práticas agrícolas que contribuem para a consecução dos objetivos da UE nos domínios do ambiente e do clima.
A agricultura biológica é um método agrícola que visa produzir produtos alimentares por meio de substâncias e processos naturais com um impacto ambiental limitado.